A pandemia do coronavírus contribuiu para que muitas transformações ocorressem, principalmente as transformações ligadas à forma em como consumimos e compramos qualquer coisa.
Com mais tempo em casa e os trabalhos em home office se tornando o novo comum, a popularização e busca por comidas mais saudáveis e já prontas bombou, e com isso, o crescimento do segmento dos clubes de assinatura de alimentos foi muito mais que um sucesso.
Neste post a gente vem te contar mais sobre essa tendência que tem tudo para ficar de vez, além de te contar como a recorrência de pagamentos pode ser encaixada em qualquer segmento, incluindo o gastronômico, como podemos ver!
E se você quiser saber mais sobre esse assunto é só conferir o nosso post sobre: vamos conversar sobre clube de assinatura? no nosso blog.
O crescimento dos clubes de assinatura
De forma geral, a pandemia acabou fomentando o mercado dos clubes de assinatura. Para ter ideia, em 2020 o setor cresceu 10%, totalizando uma movimentação de cerca de R$1 bilhão de reais, segundo dados da Betalabs. Agora pensando no crescimento em 2021, só no primeiro trimestre houve um crescimento de 32% em assinaturas de negócios já existentes, se comparado com o mesmo período do ano passado, também segundo dados do Betalabs.
Esse crescimento vem de forma exponencial ressalta dois pontos principais que atraem os clientes: o conforto de receber os produtos em casa de forma recorrente e a sensação de exclusividade de pertencer a um clube.
Quando pensamos em segmentos que mais estão fazendo sucesso neste período, podemos fazer um top três da popularidade:
Clubes de bebidas (vinhos, cervejas, drinks, cafés, enfim uma infinidade de opções);
Clubes de alimentos (comidas saudáveis, guloseimas, comidas regionais, etc.);
Clubes de produtos orgânicos (hortaliças, legumes, frutas, e produtos feitos de forma orgânica).
Mas porque o crescimento de clubes de alimentos?
Se você se perguntou isso, a resposta é bem mais simples: mesmo estando em casa e tendo a possibilidade de cozinhar, muitas pessoas preferem a praticidade de encomendar essas refeições já pré-preparadas para não precisarem demandar um tempo que elas não possuem na cozinha. Ou simplesmente, cozinhar não é algo prazeroso para elas. E um terceiro fator seria a busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável ainda mais nesse período de pandemia.
Esses box de comidas geralmente você escolhe um número X de refeições, que podem ser só para almoço/janta, ou para ambos, e ainda encontra opções de lanches para aquela fome que bate no meio da tarde. Além disso, você pode receber de forma mensal ou quinzenal (em algumas opções de clubes).
Outro ponto interessante de fazer parte de um clube de assinatura de alimentos para quem assina é a possibilidade de todo mês conhecer um produto novo, uma combinação nova sem que isso interfira no valor do seu box.
Para quem vende, essa possibilidade de vender de forma recorrente pode ser explorada de diversas formas, além de trazer uma previsibilidade de caixa, o que pode trazer mais segurança para o negócio.
4 clubes de alimentos para você se inspirar
E como o segmento está em alta, separamos quatro clubes de comidinhas para quem sabe te inspirar a aderir ao segmento.
Allps - É um clube de assinatura criado em Caxias do Sul. No site você encontra cinco opções de assinaturas que são pensadas para todos os tipos de gostos, desde a box de
Zero Lactose, Sem Glúten, Lanches, Box Premium entre outros.
Outro diferencial do clube é as marcas que compõem os box, para quem vive no sul, muitas delas são conhecidas de longa data.
Liv Up - A queridinha de muitos influenciadores digitais, a Liv Up traz a proposta de comidas já prontas para consumo, basta colocar no forno ou no micro-ondas. As refeições são pensadas para uma vida mais saudável e equilibrada.
Box Viva - O box dele tem como propósito "... mostrar que existe sim, alimentos saudáveis muito gostosos, que qualquer pessoa pode inserir facilmente na rotina corrida do dia a dia, e até mesmo na tão adiada dieta!". No site você encontra duas opções de box recheados de snacks de todos os tipos e gostos.
Best For You - Nossa última dica também é uma proposta de box repleto de produtos saudáveis. Cada mês os assinantes recebem uma caixa especial pensada para aquele mês.
Diferente das outras opções onde você pode escolher o box, esta traz realmente uma surpresa do que você pode receber!
Se você chegou até aqui e ficou com aquela vontade de montar seu próprio clube de assinatura, vamos te ajudar com o segundo passo importante: após ter a ideia bem consolidada é hora de pensar em como a cobrança vai chegar até seus clientes de forma simples e prática… E para isso a gente te conta mais sobre a recorrência de pagamento.
Como funciona a recorrência de pagamentos
O principal princípio da recorrência é pagar por um produto/serviço de forma frequente, seja semanal, quinzenal, mensal ou anual.
Essa cobrança pode ser realizada tanto por boleto bancário quanto por cartão de crédito ou débito. No Brasil ainda existe uma grande tendência de se utilizar o boleto bancário para esse tipo de pagamento recorrente, mesmo tendo mais inadimplência por parte da população que utiliza esse meio.
Aos poucos o uso do cartão de crédito e débito para esse tipo de cobrança se torna mais popular, devido sua praticidade.
Hoje além da cobrança via boleto, cartão de crédito e débito, você ainda pode enviar via link de pagamento via WhatsApp, e-mail, redes sociais ou até mesmo via sms.
E para deixar ainda simples a gestão de pagamentos...
Descomplicar a gestão financeira é algo cada vez mais fundamental nos dias de hoje, e quando se tem um clube de assinatura para administrar os pagamentos. Se torna algo básico!
A Safe2Pay pode ter ajudar nesse processo, deixando simples a criação da recorrência para o seu negócio, além de gerenciar conforme as necessidades do seu negócio. E ainda tem acesso a uma série de outras vantagens para o seu negócio e para os seus clientes.
Entre em contato com o nosso time para saber mais, vantagens que o seu negócio encontra aqui com a gente! Nosso time de atendimento está te esperando para bater um papo.
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