top of page
  • Foto do escritorGeovanna D'Ambros

Pagamento por recorrência

Sabe aquela cobrança conhecida por não pegar todo limite do cartão? Então, esse é um pagamento por recorrência, muito usado em academias, streamings, cursos e afins. Ele está se popularizando em diversos serviços, vem conhecer um pouco mais sobre!

O que é?


Os pagamentos por recorrência são cobranças realizadas de forma automática em nosso cartão, em uma frequência que pode ser mensal, semestral ou anual, dependendo do serviço ou contrato assinado.

Como funciona?


O cliente sempre precisa disponibilizar seus dados para realização do primeiro pagamento, depois disso, as cobranças seguem de forma automática, no valor e período acordado.

Isso percorre todo o tempo do contrato ou até o cancelamento do produto ou serviço.

É só para vendas online?


Esse método de cobrança pode ser utilizado tanto em serviços e produtos online quando também em serviços físicos, como academias, em contas de luz, celular, ou até mesmo em serviços de clubes de restaurante que podem ser assinados de forma online e consumidos em local físico.

Vantagens de ter recorrência

Aí vão alguns dos benéficos para os consumidores e os negócios com pagamento por recorrência.

  • Praticidade

Este é um modelo muito prático de pagamentos a longo prazo por não ter que sempre fazer a cobrança de forma manual. Com a recorrência, as cobranças são renovadas automaticamente.

Para o cliente, pode ser uma vantagem, não tendo o perigo de cair no esquecimento e por consequência ter o serviço cancelado ou suspenso, ou até mesmo ter uma cobrança de taxa a mais no final do mês por atraso.

Para as empresas, a automação das cobranças é uma vantagem por evitar um processo manual, o que pode gerar um aproveitamento de tempo melhor e mais produtividade, e também minimizar chances de erros humanos, como a não cobrança ou cobrança duplicada.

  • Redução de inadimplência

Com o formato de recorrência, diminui o risco de não pagamento devido ao modo automático. Assim, se evita que o cliente esqueça ou atrase o pagamento.

As próprias plataformas também costumam fornecer um sistema para minimizar isso, com avisos automáticos e retentivas de cobrança.

  • Melhor controle de estoque

Com a recorrência, é possível ter uma previsão de demanda mais assertiva, principalmente em lojas que trabalham com produtos físicos, isso pode ajudar nos controles de estoque, evitando desperdício ou acúmulo de algum item.

Preferência dos consumidores


Muitos consumidores já preferem por essa modalidade de pagamento pela comodidade de não ter que pagar boleto todo mês, e a possibilidade de compra de valores maiores, por não ocupar todo limite do cartão de crédito.

Além disso, segundo dados da pesquisa E-commerce Trends 2023 da Octadesk e do Opinion Box, 19% dos brasileiros optam por compras no formato recorrente online.

Como oferecer essa possibilidade?

Já viu que cobrar com recorrência trás diversas vantagens, né? Ela permite que você gerencie seu negócio de forma automatizada e simples. Oferecer um método de pagamento eficiente proporciona a melhora dos resultados para a sua empresa e para o seu cliente.

Oferecer essa experiência aos seus clientes é mais fácil do que imagina. Ficou interessado? Conheça essa oportunidade entrando em contato com a gente por aqui!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page