• Isabella Schmitt

Clubes de assinatura: como começar no seu negócio

Atualizado: 3 de ago.

O que poderia ser melhor que receber, no conforto de casa, aquela caixa com os produtos que você mais gosta, não é mesmo?

Os clubes de assinatura estão em alta e cada vez mais populares, afinal entregam de forma personalizada aquilo que o consumidor tanto quer (ou apenas tem curiosidade em receber!). Além da praticidade para o consumidor, para o seu negócio também é bem interessante.

Em 2021, segundo dados da Betalabs, os clubes de assinatura registraram um crescimento de 19%, movimentando cerca de 1 bilhão de reais. Se estima que existam cerca de dois mil clubes de assinatura no Brasil.



O que é um clube de assinatura?

Um clube de assinatura é um serviço de entrega de produtos/serviços de modo recorrente. Dessa forma, o consumidor assina e recebe no conforto de casa, com a frequência X o produto/serviço assinado.


Mas você sabia que os clubes de assinatura, surgiram com as assinaturas de jornais, revistas, TV a cabo? O cliente assinava esse serviço e pagava de forma contínua para recebê-lo na sua casa. O tempo passou e o mercado dos clubes de assinatura expandia, abrangendo praticamente tudo hoje.

Como funciona o clube de assinatura?

Hoje em dia existem inúmeros segmentos que podem ser explorados pelos clubes de assinatura. Que podem ter cobrança de modo: mensal, semestral, anual, enfim… da forma que melhor se encaixa com a proposta do clube e do negócio.

Além dessas opções de recorrência do clube, o meio de pagamento é outro ponto importante! Aqui quanto mais opções é o melhor, dessa forma o cliente pode fazer o pagamento por cartão de crédito, débito em conta e até boleto bancário.


Uma das vantagens desse serviço é justamente oferecer ao público, produtos/serviços que são interessantes e que suprem a necessidade de a pessoa ter que lembrar de comprar aquela coisa.


O clube de assinatura entrega um produto ou serviço personalizado, com praticidade de entrega e explorando segmentos e necessidades desse público.

Porque o seu negócio deveria ter seu próprio clube?

A resposta é simples: vantagens para o seu cliente, mas ainda mais para você.


O clube pode ser tão benéfico para o seu negócio, quanto para quem vai assinar ele como, por exemplo:


  • Fidelização do cliente;

  • Projeção estimada dos lucros vindos das assinaturas;

  • Controle de estoque.


Já comentou o quanto esse mercado está crescendo e ainda tem tantos nichos disponíveis para ser explorados. Mas antes de sair criando o seu próprio clube de assinatura, vale parar e pensar em algumas coisas.


→ Quais as vantagens que o seu serviço irá oferecer ao consumidor?

→ Como posso buscar melhorar a experiência do cliente?

→ Como posso incorporar isso ao meu negócio sem prejudicar meu orçamento?

→ Qual meu diferencial e segmento?

→ Vai ser um clube para assinatura regional ou nacional?

→ O que outras empresas estão fazendo neste mesmo segmento?


Essas e outras questões são como a base para o desenvolvimento do seu clube de assinatura. Pense com calma avaliando todos os custos, lucro, demandas e tempo que o clube pode demandar de você e do seu negócio!

Alguns exemplos para te inspirar

Essa diversidade de segmentos é um dos pontos mais favoráveis dos clubes de assinatura. Afinal, praticamente qualquer negócio pode desenvolver no seu segmento de vendas.

A gente sabe que criar algo novo ou ter aquela ideia genial pode ser mais complexo que imaginamos. Por isso separamos alguns exemplos de clubes de assinatura.


Evino: um dos primeiros no ramo de vinhos, além de contar com dois planos onde o cliente escolhe se quer duas ou quatro garrafas por mês.

Cachaçaria nacional: para os apreciadores de bebidas destiladas, outra opção é um clube de cachaça.

Live Up: para aqueles que buscam uma alimentação saudável, manter esse hábito nunca foi tão fácil.

Moca Club: com pouco mais de oito anos de mercado, esse clube é direcionado aos apreciadores de café que recebem em casa uma seleção para experimentarem.

Tag Livros: referência no segmento literário, a Tag proporciona muito mais que a entrega de um livro surpresa, mas sim, toda uma experiência literária.

Glambox: já bastante popular, esse clube é direcionado a produtos de beleza e oferece diversificação dos planos entre mensal, semestral ou até anual.

Adeus Rotina: entrando no segmento de produtos para adultos, o adeus rotina entrega de forma discreta produtos para todos os casais.

Box Petiko: focado para o seu amigo pet, esse clube envia desde brinquedos a petiscos, entre outros produtos.


Esses são só alguns exemplos, em poucos cliques você consegue encontrar muitas outras referências de clubes de assinatura e até mesmo, de nichos que entregam serviços ou invés de produtos.


Agora que você já ta mais por dentro do assunto, que tal pensar mais no assunto, observar esse mercado com um novo olhar e quem sabe começar um clube no seu negócio?

Posts recentes

Ver tudo