A data mais romântica do ano está chegando, mas além do amor que fica no ar, os negócios também se beneficiam nesta época, afinal o dia dos namorados é a 3º data mais importante do ano para o comércio, só fica para trás para o dia das mães e o natal.
O que antes movimentava o comércio físico, desde o ano passado começou a migrar para os espaços digitais, mas você sabia que praticamente todos os negócios podem potencializar suas vendas no ambiente online, principalmente em datas comemorativas?
É isso que a gente te conta neste post e ainda trazemos algumas dicas para você incentivar as vendas no seu público-alvo, segue essa leitura com a gente ;)
Aumente suas vendas na data mais romântica do ano
O dia dos namorados é uma data que naturalmente movimenta muito o mercado, principalmente em alguns segmentos específicos, como: restaurantes, docerias, presentes artesanais, kits especiais, floriculturas, e por aí vai.
A projeção para 2021 é um crescimento de 2,5%, o que seria uma movimentação em torno de R$ 1,65 bilhões, já com a taxa da inflação descontada. O que revela um crescimento significativo e que pode beneficiar e muito o seu negócio.
Com esse novo cenário que estamos vivendo e com as mudanças nas formas de consumo, o que antes levava os consumidores a reservarem um tempo para irem até às lojas, hoje pode ser feito em alguns poucos minutos direto do celular ou do navegador. E isso se aplica a todos os segmentos.
Por isso, se o seu negócio ainda não está ocupando esse espaço, você simplesmente pode estar perdendo dinheiro. Pensar nas vendas digitais, abre um novo mercado de possibilidades e renda, o que faz com que seu estoque continue em movimento e o comércio não acabe se prejudicando devido a fatores externos, como a pandemia.
Vender, receber e pagar de forma totalmente digital deixou de ser algo para poucos e passou a ser um recurso básico.
Para todos os segmentos
Os meios de pagamentos online podem ser utilizados por qualquer empresa que opte por vender de forma online os seus produtos e serviços. Isso quer dizer que não apenas os famosos e-commerces, marketplaces ou dropshipping se beneficiam da digitalização do consumo.
Na verdade, o momento em que estamos vivendo proporciona essa aceleração da adesão dos mais diversos segmentos também começarem a ocupar os espaços online.
Pense comigo: antes da pandemia do coronavírus, a utilização de aplicativos para fazer compras no mercado era algo bem baixo.
Com a pandemia, muitas pessoas descobriram o quanto pode ser prático e fácil fazer as compras mensais, sem nem ao menos precisar sair do sofá. Você escolhe o que quer, paga e recebe o "rancho" em casa, com todo o conforto.
Se você tem uma floricultura, uma loja de presentes personalizados, um restaurante/bistrô, oferecer a compra e pagamento online possibilita que mais pessoas acabem comprando, pela questão da praticidade.
Pensando mais a fundo, você que tem uma floricultura ou uma loja especializada em cestas artesanais com comidas, por exemplo, disponibilizar o seu catálogo digital e a possibilidade de reserva, pode te ajudar a comprar a quantidade necessária de flores/plantas que precisa e dessa forma não existe o risco de desperdício, caso não venda.
Agora se você tem um bistrô, por exemplo, também pode montar cardápios especiais para a data, sob a reserva e pagamento antecipado (e feito de forma online), você consegue ter dimensão do caixa que vai entrar, de quantos pratos vai precisar fazer para atender aqueles pedidos.
Aqui também vale ressaltar que não necessariamente você precisa ter um serviço de tele-entrega para entregar na casa dos clientes. Você pode deixar isso explícito que a compra e pagamento são online, mas a retirada é no estabelecimento. Mas se você tem os recursos para investir em uma tele-entrega, isso é melhor ainda!
4 dicas para você aumentar suas vendas no meio digital
Se você chegou até aqui, agora é hora de anotar essas dicas e colocar em prática quanto antes. Afinal ainda dá tempo de embarcar o seu negócio no formato online e ainda engajar o seu público apaixonado a comprar com você. Por isso, trazemos 4 dicas certeiras para potencializar suas vendas nessa data!
Surpreenda seus clientes Surpreender o cliente pode ser desde algo simples, como uma amostra, um brinde, um bilhete a até algo mais elaborado, um voucher, um cupom de desconto especial para a próxima compra dele. Essa pequena, mas significativa atitude, pode contribuir para uma experiência diferenciada e fidelizar o cliente a sua loja. O ponto-chave é surpreender, independente do valor gasto.
Brindes: os brindes sempre chamam a atenção O brinde pode estar tanto ligado com o tópico acima de surpreender o cliente, quanto como uma estratégia de economia. Por exemplo, você pode dar um brinde surpresa a partir de compras no valor R$ XX, ou o cliente pode escolher entre algumas opções o brinde que melhor o agrada. Aqui dá para explorar muito, basta pensar um pouco ;)
Oferta relâmpago Aqui você pode aplicar descontos, presentes customizados com a finalidade de vender tudo e de uma forma rápida. Cuide qual é o horário que os clientes geralmente compram mais, e determine por um determinado tempo ofertas exclusivas. Além de movimentar o seu negócio, também estimula a compra!
Tenha um bom atendimento Esse tópico nem precisaria estar aqui, mas não custa reforçar, um atendimento humanizado, próximo e que preza pela qualidade da comunicação com os clientes gera uma aproximação com o cliente.
Claro que para por tudo isso em ação é necessário planejamento. Você precisa parar um pouco e pensar com atenção sobre cada ponto, afinal tem uma grande parcela da população que costuma se planejar com antecedência, tanto para os presentes quanto para o que será feito na data, como jantar, algo que envolva a decoração do ambiente.
Por onde começar a vender online?
Se você pensa que começar a vender online é complicado ou que vai demandar muitos recursos financeiros, aqui trazemos dois posts que já estão por aqui no blog que falam justamente disso.
Agora, se você quer entender como funciona os meios de pagamentos online, a gente te indica: Tudo o que você precisa entender sobre meios de pagamentos online. Aqui você vai ter o primeiro contato sobre os principais meios de pagamentos online e o que você precisa ter em mente ao escolher os meios de pagamento para o seu negócio.
Revolucione o seu negócio com a Safe2Pay
Agora que você sabe das nossas dicas, você sabia que a Safe2Pay pode ser uma grande aliada nesse seu processo de otimizar as vendas?
A Safe2Pay é uma intermediadora de pagamentos que facilita e descomplica todo o processo burocrático das transações online. Deixando você e seu cliente, seguros e tranquilos, podendo aproveitar muito mais o tempo com outras demandas.
Entre em contato com nosso time de atendimento, com certeza temos a solução certa em pagamentos online para impulsionar ainda mais o seu negócio.
Comments