• Isabella Schmitt

Tudo o que você precisa entender sobre meios de pagamentos online

Atualizado: 5 de jan.

Comprar, pagar tudo de forma digital cada vez mais faz parte das nossas vidas. Para quem possui um negócio que ainda não está no digital é ainda mais fundamental encontrar alternativas de fazer essa mudança e começar a expandir o seu alcance de clientes e aumentar suas vendas.


Agora, para vender online é importante estar por dentro das tendências de meios de pagamentos. Para auxiliar na gestão dessas transações online é bom contar um sistema que te dê todo o suporte necessário para realizar as ações, além da possibilidade da contratação de soluções que complementam esse processo.


Venha com a gente neste post entender os meios de pagamentos mais populares no momento para escolher os que mais se encaixam com a sua empresa e clientes.

 

Mas o que são os meios de pagamentos digitais?


Sem muito mistério, meios de pagamentos são formas de pagar, receber, fazer transações e até a comercialização de produtos e serviços.


Hoje temos à nossa disposição uma infinidade de formas de pagamentos, onde temos liberdade para utilizar a que melhor se encaixa com nosso estilo de vida, tanto como consumidor, quanto comerciante.


O movimento de buscar o entendimento sobre os formatos existentes e o que está surgindo no mercado financeiro é cada vez mais importante, dessa forma além o seu negócio mantém-se atualizado e oferecendo o que melhor agrada o consumidor.


Os meios de pagamentos mais populares atualmente


Provavelmente se você perguntar o que é meio de pagamento para alguém, é bem possível que a resposta seja dinheiro ou, quando se trata de compras online, o boleto.


No Brasil, o dinheiro ainda é um formato muito utilizado, mesmo que com a pandemia uma grande da população acabou criando sua primeira conta bancária para receber o auxílio emergencial.

  • Boleto

O boleto ainda é muito utilizado, tanto por transmitir segurança quanto no quesito praticidade. Muitos consumidores que estão se aventurando agora no digital ainda não se sentem confortáveis em utilizar o cartão pelo medo de clonagem ou fraude.


Agora para quem tem o seu próprio negócio, o boleto é a opção mais em conta com relação a taxas. Mas fique ligado, para emitir boleto é necessário ter uma conta bancária e uma carteira de cobrança. Falamos mais sobre o boleto a pouco tempo por aqui, confira nesse link, boleto bancário porque o seu negócio ainda deve oferecer essa opção.

  • Cartão (de crédito e débito)

Nos últimos anos, o cartão vem cada vez mais ganhando espaço e disputando o ranking com o boleto. Uma das principaisvantagens do cartão de crédito é a sua praticidade para realizar compras, a possibilidade de parcelar o pagamento, a vantagem de não precisar ter a quantia naquele exato momento, entre outras. Já o cartão de débito também traz praticidade para o pagamento das compras.

  • Pix

O mais novo formato de pagar e receber, o Pix proporciona dinamismo e instantaneidade tanto para quem está pagando, quanto para o negócio que está recebendo o pagamento. Como a transferência acontece em poucos segundos, possibilita que o controle do caixa seja ainda mais palpável e prático.


Aqui além do pagamento instantâneo, também podemos incluir o crescimento da utilização do pagamento via QR Code. Os Qr Codes também possibilitam a transferência do pagamento de modo instantâneo. Basta fazer a leitura dele e confirmar o pagamento. Se você ainda não sabe bem o que é o Pix, confira esse nosso post: Pix o modelo que traz agilidade para transferências e pagamentos.

  • Pagamento recorrente

Os pagamentos recorrentes estão cada vez mais no nosso dia a dia, seja com assinatura de streamings, educação, planos de academias, com serviços de entrega de alimentos e refeições entre uma infinidade de outros serviços/produtos que consumimos de forma rotineira.


Esses pagamentos ou são atrelados ao cartão de crédito, ou direto no débito automático na conta. Assim o consumidor não precisa se preocupar em todo mês adquirir aquele serviço e o seu negócio ganha com a previsibilidade do caixa, ao saber que aquele valor sempre vai entrar.


Para saber mais sobre recorrência, leia esse post: Tudo o que você precisa saber sobre recorrência de pagamento!


Como administrar os pagamentos online do seu negócio?


Para o seu negócio disponibilizar essa variedade de formas de pagamento é importante que se conheça sobre quem possibilita isso: estamos falando das intermediadoras de pagamentos.


Gerenciar todas essas informações financeiras não é tarefa fácil para se fazer sozinho, por isso contar com um intermediador ou Gateway pode te ajudar a simplificar a gestão financeira do seu negócio.


Intermediadores de pagamento


O intermediador é quem faz a comunicação entre o seu negócio com as bandeiras de cartão e o banco. Dessa forma você não precisa se preocupar com essa parte burocrática. Já que a principal premissa dessas empresas é possibilitar uma gestão simplificada e ágil para você e o seu negócio.


Entre as inúmeras vantagens está o serviço de antifraude, a possibilidade de checkout transparente e uma fácil integração do sistema com sua empresa. Falamos mais sobre eles nesse link: Intermediadores de pagamento.


Gateway de pagamento


Enquanto o intermediador atua como uma ponte, o Gateway ele trabalha com a transação de dados entre clientes, instituições financeiras e o seu negócio, de forma totalmente direta.


Outro ponto que exige atenção é que com um Gateway você é o responsável pela negociação de taxas com os bancos e as bandeiras de cartão. O Gateway pode até parecer mais complexo, mas dependendo do porte da sua empresa, ele se torna a escolha certa.


Justamente por disponibilizar que você faça a gestão conforme for melhor para o seu negócio naquele momento.


Adquirentes


Os adquirentes processam as transações de pagamento e fazem a comunicação entre as bandeiras dos cartões e os bancos. Se você ainda não pensou em nenhuma empresa, a gente ajuda. Um bom exemplo de adquirentes são as maquininhas de cartão, mas existem empresas que oferecem soluções para pagamentos online também.


Aqui a maioria dos serviços adicionais são contratados por fora e podem ter uma variação de preço mais alta se comparado com os preços das intermediadoras de pagamento.


Provedores de serviços de pagamentos (PSP)


Os PSP disponibilizam um serviço completo que engloba o melhor do Gateway com a agilidade e simplicidade da intermediação de pagamento. Dessa forma você tem acesso uma complementaridade maior de soluções e ainda conta com uma integração simples e que te atende de todas as formas.


E como escolher o melhor meio de pagamento online para o seu negócio?


Agora que você está por dentro sobre os meios de pagamento chegou a hora de analisar alguns aspectos importantes que podem te ajudar no momento de escolha do melhor meio de pagamento para a sua empresa.


É importante ficar atento a seis pontos principais:

  • As formas de pagamento oferecidas;

  • Segurança e gestão de risco;

  • A estabilidade do serviço;

  • Integração simples;

  • Funcionalidades disponíveis;

  • Atendimento e suporte.

Tudo o que o seu negócio precisa em um único lugar


A Safe2Pay é pode te ajudar nesse processo deixando simples a criação da recorrência para o seu negócio, além de poder, gerenciar a recorrência, você ainda encontra a disposição uma série de outras vantagens para o seu negócio e para os seus clientes.

Entre em contato com o nosso time para saber mais sobre as vantagens que o seu negócio encontra aqui com a gente! Nosso time de atendimento está te esperando para bater um papo 😉

Posts recentes

Ver tudo