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5 dicas para você começar a vender online

Vender e comprar de forma online já é parte das nossas rotinas e fazemos sem nem precisar pensar muito, pelo processo já estar automatizado.


Nos últimos anos os e-commerces se tornaram uma das principais formas de comércio, tendo tanta relevância quanto o comércio físico, se não mais. Mas além desse formato, os marketplaces se mostraram uma ótima plataforma para expandir as vendas, principalmente com grandes nomes do mercado se tornando referência no segmento, como Magazine Luiza, Netshoes, Americanas e Amazon.


Além de entender por onde começar, é essencial que esses canais estejam alinhados com o seu público. E para isso ter uma estratégia omnichannel é tão importante quanto as estratégias de marketing de produto!


Para te ajudar a começar a planejar o seu negócio com calma, separamos algumas dicas que irão facilitar o processo de criação das suas vendas online! Para saber mais, é só continuar a leitura e acompanhar os conteúdos do nosso blog!


O que são vendas online?


Vender online nada mais é do que vender um produto ou serviço, sem precisar existir o contato físico direto entre o negócio e o cliente. A operação financeira da compra é realizada pela internet, com segurança e agilidade.


Esse modelo de venda, proporciona maior praticidade para o consumidor, que não precisa se locomover até um shopping ou loja para realizar a compra. E para o negócio proporciona maior controle de estoque e consiga acalçar um público consumidor maior, do que se estivesse em um ambiente físico.


5 Dicas para começar a vender online


Pensando em como quanto conseguimos comprar com tanta agilidade e em diferentes plataformas, até parece simples vender online. Mas calma!


Existem algumas dicas que podem te ajudar a começar com maior organização e que podem te ajudar a começar a vender online com maior tranquilidade!


1. Defina o que quer vender online

Começando pelo princípio: você sabe o que quer vender?


Quanto mais específico você for no início, maiores são as chances de conquistar seu público.


Um exemplo. Você quer vender roupas, mas em específico roupas de praia, como: biquínis, saídas de banho, cangas, etc. Dessa forma é muito mais fácil direcionar seu produto para o público certo.


Mas ser específico não impede que com o crescimento do seu negócio você expanda as opções de vendas. Você pode identificar novas necessidades no seus clientes e explorá-las.

2. Analise a sua concorrência

Okay, você já sabe o que irá vender online. Tem o nicho bem especificado e claro.

Agora é importante ver como seus concorrentes diretos e indiretos estão vendendo, e aqui vale observar: Como fazem a divulgação dos produtos? Como é a é feita a descrição dos produtos? Em quais canais de vendas estão? Qual a média de preços? Eles se destacam pelo preço mais atrativo ou pela alta qualidade?


Vale até mesmo anotar o que você identifica os erros que eles podem estar cometendo, para que você não os cometa também.

3. Selecione os seus canais de vendas e divulgação. Por onde você quer vender seus produtos?

Você pode ter um e-commerce, participar de algum marketplace (que hoje em dia é uma boa opção por atingir um público ainda maior), vender pelas redes sociais. As possibilidades são diversas. E você pode usar mais de uma plataforma, mas é importante se concentrar naquelas onde o seu público-alvo mais procura.


Também é preciso pensar em quais canais você vai divulgar o seu negócio.

Aqui também é essencial saber onde seu público está. São usuários do Instagram, Tik Tok, Pinterest? Após saber as principais redes sociais que você deve estar, é hora de planejar seu marketing de produtos.

🔎 Quer saber mais? Leia esse artigo, marketing de produto: o que é e como funciona!


4. Organize a logística de entrega.

Seguindo os passos, chegou a hora de pensar em uma das etapas mais importantes para vender online: a logística de entrega.


Nessa etapa você deve considerar se o seu negócio será entregue como um produto físico ou um serviço ao cliente. A parte de logística pode fazer mais sentido para produtos físicos.

Neste caso, você deve considerar:

  • A organização do seu estoque para simplificar a separação dos pedidos;

  • Quais serão os meios de envio que possuem melhor custo-benefício para o negócio e para os clientes.

  • Ter uma política de troca e devolução clara, além de um processo de logística reversa para atender os consumidores que precisem devolver alguma compra.


5. Escolha os meios de pagamentos.

Se a logística era uma das principais etapas, os meios de pagamento são a principal!


São eles que irão possibilitar que você receba e venda com segurança. Por isso é essencial escolher tanto as melhores formas de pagamento para o seu público, quanto para o seu negócio. Pesquise sobre as formas de pagamentos, compare as taxas entre as intermediadoras, converse com elas para entender sobre suporte e esclarecer suas dúvidas.


Quais são as vantagens de vender online?


1. Horários flexíveis

O consumidor pode comprar a qualquer momento, com praticidade e segurança! Podendo explorar os horários que melhor atendam a sua rotina, além de poder estimular as compras.

Isso possibilita que você foque em outras áreas do negócio, sem a necessidade de ficar parando toda vez que chega um novo cliente. Você tem uma rotina mais adaptada.


2. Maior visibilidade

O ambiente digital possibilita que qualquer pessoa possa compra do seu negócio, independente de onde esteja. Isso faz com que um número maior de clientes possa realizar compras e se tornar clientes regulares.

As barreiras geográficas não existem mais.

3. Custo mais baixo

Montar um e-commerce, ou entrar em um marketplace não exige um grande investimento inicial. O que possibilita que você foque o investimento inicial no seu produto/serviço e nos sistemas que darão apoio a suas vendas, como o sistema de logística, meios de pagamentos e no marketing digital do seu negócio.


Agora que você sabe das nossas dicas, você sabia que a Safe2Pay pode ser uma grande aliada nesse seu processo de otimizar as vendas? A Safe2Pay é uma intermediadora de pagamentos que facilita e descomplica todo o processo burocrático das transações online. Deixando você e seu cliente, seguros e tranquilos, podendo aproveitar muito mais o tempo com outras demandas. Entre em contato conosco, com certeza temos a solução certa em pagamentos online para impulsionar ainda mais o seu negócio.

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