Comprar online é cada vez mais uma extensão das nossas rotinas.
Mais de 20 anos após os primeiros e-commerces surgirem no Brasil, o habito de comprar online se tornou ainda mais presente nas nossas vidas, desde para pesquisar e comprar objetivos de grande valor até para as coisas mais corriqueiras do dia a dia. Tudo o que a gente precisa, está a poucos cliques.
Assim como ao longo desse tempo a forma de consumo foi mudando, os e-commerces evoluíram e buscam cada vez estar atualizados diante das novas tecnologias, formas de vender e impactar o consumidor.
Hoje a gente te conta como os e-commerces funcionam, algumas vantagens desse sistema de venda.
Mas o que é e-commerce?
E-commerce significa, ao pé da letra, comércio eletrônico. Esse formato de comércio, possibilita que tanto a venda quanto a transação (o pagamento) ocorram de forma online.
Para deixar ainda mais simples, no e-commerce você pode oferecer qualquer produto e o consumidor pode ler a descrição dele, escolher com calma, adicionar ao carrinho e finalizar a compra, em poucos cliques e sem precisar sair de casa para isso.
Só para lembrar…
Hoje em dia, temos além da possibilidade de comprar através do modelo de e-commerce também existem marketplaces, que cada vez mais se tornam populares no comércio digital, principalmente por terem grandes nomes nesse segmento, como: Amazon, Americanas, Magazine Luiza, etc.
O Marketplace funciona através do sistema de comissionamento e com o cadastro de subcontas. Onde em um mesmo lugar você encontra mais de uma empresa oferecendo o mesmo produto Já falamos sobre esse modelo aqui no blog de uma forma bem descomplicada, você pode dar uma olhada no post Tudo o que você precisa saber sobre o Marketplace.
Voltando a falar de E-commerce…
Além de confundir com marketplaces, muitos associam o e-commerce com lojas virtuais. Mas, na verdade, os três formatos de vendas online possuem diferenças distintas.
E-commerce | Loja virtual |
É um modelo de venda que todo o processo ocorre de forma online, desde a venda até a transação financeira. | É um site individual (pode ser um site mais simples) onde é possível vender diversos produtos. |
O formato de venda por meio do e-commerce pode se dividir em algumas categorias, varia conforme o público final que se está direcionando a venda. As três principais categorias são: B2C, B2B e C2C.
Categoria B2C ou Business to Consumer
É o modelo mais tradicional de E-commerce conhecido, onde a empresa vende direta para o público final.
Categoria B2B ou Business to Business:
Esse modelo ainda não é tão usado no Brasil, mas já é bem popular no exterior. Nesse formato de E-commerce as transações ocorrem de empreendedor para empreendedores. É como o conhecido atacado que conhecemos hoje em dia.
Categoria C2C ou Consumer to Consumer:
Já nesse modelo o E-commerce ocorre de pessoa para pessoa, sem necessidade de ter uma empresa. Também pode ser chamado de Marketplace, como já mencionamos aqui.
Quais as vantagens do e-commerce?
Vender e comprar online é tão benéfico para o consumidor quanto para quem vende.
Mais visibilidade
Essa é o ponto de destaque ao investir em um e-commerce para o seu negócio. No mundo online, não existem barreiras para limitar que o público chegue até o seu negócio, dessa forma você pode alcançar mais pessoas e consequentemente vender mais.
Mais flexibilidade
Outro fator que torna esse modelo atrativo é que você pode vender a qualquer hora, 24 horas e sete dias por semana. Podendo atender as necessidades de qualquer consumidor a qualquer momento e quando ele mais precisar.
Baixo investimento inicial
O investimento inicial em um e-commerce pode ser menor que se imagina. Você pode ter uma boa estrutura para começar a vender online e ir aperfeiçoando eu e-commerce conforme ele for crescendo e ganhando relevância.
Alguns dados importantes…
Segundo uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas fizeram alguma compra online entre 2020 e 2021.
Segundo o 45.º relatório Webshopper, o e-commerce brasileiro cresceu 21% só em 2021, totalizando cerca de R$182,7 bilhões em vendas. Além de serem registrados 12,9 milhões de novos consumidores onlines.
A pesquisa ainda traça características desses compradores que cada vez mais buscam experiências de compras simples, seguras e ágeis.
As principais soluções para vender no seu e-commerce
Agora que você já sabe um pouco mais sobre e-commerce, o próximo passo é poder contar com soluções que facilitem e garantam toda transparência e segurança para o seu negócio e seus clientes.
Para facilitar o gerenciamento do seu negócio você pode contar com as soluções oferecidas por nós da Safe2Pay.
Seu negócio conta com as melhores formas de pagamento, podendo oferecer ao consumidor o que fica mais confortável para ele que pode optar por:
Boleto Bancário.
Cartão de Crédito.
Pix.
Além da solução Whitelabel, que permite personalizar totalmente seu e-commerce, deixando em evidência sua marca enquanto atuamos com toda segura por trás. Você ainda conta com integração nas melhores plataformas e uma completa biblioteca de integração com todos os nossos recursos para as principais linguagens de programação do mercado. Tudo de forma rápida e fácil.
Você ainda pode integrar seu e-commerce e ter acesso a tudo isso direto do painel de controle.
A Safe2Pay busca por simplificar a gestão de pagamentos online, nos adaptando ao propósito do seu negócio. Venha conhecer nossos serviços, com certeza temos a solução certa em pagamentos online para impulsionar o seu negócio ainda mais.
Comments