top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

Dropshipping: o que é, como funciona e porque é uma boa alternativa para começar a vender online

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Se você olhou o título e ficou curioso com a palavrinha dropshipping, saiba que ela está mais presente no seu dia do que você pensa.


Para ter ideia, o termo vem ganhando mais popularidade nas buscas do google desde janeiro deste ano. Mas esse conceito de negócio já faz parte do nosso dia, lojas como: Amazon, AliExpress, Mercado Livre entre outras várias, são exemplos de lojas e marketplaces que acabam utilizando a estratégia do dropshipping nos seus negócios.

 

O que é o dropshipping?


O dropshipping é um modelo de intermediação de logística. Isso quer dizer que a empresa não precisa ter um estoque com os produtos oferecidos, já que quem fica responsável pela parte de separação, logística e entrega das mercadorias é um fornecedor parceiro.


O trabalho é dividido entre essas duas pontas, enquanto o vendedor é responsável pelo marketing, comunicação e atendimento ao público, o fornecedor opera na parte tática do negócio. Consequentemente, o lucro sob as vendas também é dividido entre às duas partes.


Ainda ficou confuso?


O e-commerce brasil elaborou um fluxograma que explica de forma bem simples e objetiva como o dropshipping funciona.



Reprodução: E-commerce Brasil

Na primeira parte, o vendedor acessa a lista de produtos dos fornecedores parceiros e fecha a parceria.


Na segunda parte, o pedido é feito através do e-commerce e só depois que o pagamento for aprovado, ele é repassado para o fornecedor.


Na terceira parte, com o pagamento aprovado, o e-commerce repassa ao fornecedor as informações do pedido e a ordem de execução.


E na última etapa, quem faz a entrega do produto para o cliente é o fornecedor. Ele é o responsável pelas etapas que envolvem a entrega.


Agora ficou mais fácil de entender como esse modelo funciona, não é mesmo? Por mais vantajosa que essa parceria seja, já que o fornecedor mantém seu estoque movimentado e entregas mais ágeis, é muito importante ficar atento em como ela pode funcionar em um período maior.


As vantagens do dropshipping:


O dropshipping pode ser uma alternativa altamente promissora para quem está começando algo no comércio digital, já que proporciona:


→ Maior facilidade para quem está começando; → Versatilidade de produtos; → Expansão do seu alcance para diferentes públicos; → Maior alcance geográfico; → Custos baixos.


Como trabalhar com o dropshipping?


O processo pode ser simples, já que a responsabilidade do estoque não fica com você, mas é importante sempre ficar atento a alguns pontos, como:


→ Pesquise muito sobre os fornecedores com quem terá parceira. → Pense com atenção sobre quais produtos irá vender e venda somente o que está disponível para venda. → Fique atento a questões sobre os direitos do consumidor; → Ofereça sempre o código de rastreio; → Preze e sempre tenha uma comunicação direta com seu público.


Para saber quais são os melhores fornecedores, é interessante observar a reputação do fornecedor, buscar informações sobre como é o relacionamento e qualidade com outros negócios, saber sobre a entrega e política de devolução, são alguns pontos que merecem atenção antes de fechar a parceria!


Faça a divisão de pagamento ser simples com o Split


Agora que você já conhece como funciona, as vantagens e desvantagens e pensa que o dropshipping pode ser uma boa alternativa para o que você quer, é hora de pensar em como a divisão dos pagamentos será feita entre todas as partes.


É nessa hora que contar com uma solução automática e de fácil gestão pode ser a chave para maiores resultados, e menos riscos. O Split de pagamentos é uma solução que realiza a divisão dos pagamentos entre todas as partes envolvidas naquela venda.


Isso quer dizer que para um dropshipping, no momento que a compra é feita e aprovada ele já divide os valores que são do e-commerce e os valores que pertencem ao fornecedor. De forma automática e descomplicada. Com a Safe2Pay, você tem toda autonomia e facilidade para acompanhar os seus recebimentos, e ainda conta com a segurança de saber que todos estão recebendo pelo serviço feito.


Além do Split de pagamentos, na Safe2Pay você também tem acesso à antecipação de recebíveis, diversidade nas opções de pagamentos, integração facilitada com as principais plataformas do mercado, transacione com total segurança, além do nosso time de suporte e atendimento, disponíveis para te ajudar a qualquer momento.


Dê uma olhada no nosso site e conheça mais sobre a gestão mais descomplicada para o seu negócio ou converse com nosso time, estamos te esperando!

E se quiser ver mais conteúdos como este, fique de olho no nosso blog, Instagram e LinkedIn.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page