Está chegando o DREX, nossa nova moeda digital que representa o Real em formato 100% digital. Desenvolvido pelo Banco Central (BC), o DREX promete ser uma revolução no sistema financeiro nacional, semelhante ao impacto causado pelo PIX. Com a utilização de tecnologia, ele garantirá mais eficiência e segurança tanto para empresas quanto para pessoas, automatizando processos financeiros.
O DREX é a versão digital da nossa moeda oficial, o Real. Cada brasileiro poderá ter sua própria moeda digital, armazenada em um sistema virtual por meio de carteiras digitais disponibilizadas pelas instituições financeiras. A nomenclatura DREX foi cuidadosamente escolhida para refletir sua essência:
D – Formato Digital R – A moeda brasileira, Real E – Sistema Eletrônico em que o DREX opera X – Representa a inovação
❝ Se temos o PIX, por que o DREX? ❞
Embora ambos compartilhem tecnologias similares e facilitem transações, o DREX e o PIX não são o mesmo. Enquanto o PIX é uma transação instantânea, o DREX é a própria moeda em formato digital. É possível usar o DREX em operações como transferências e pagamentos via PIX, mas eles complementam um ao outro, não se substituem.
❝ Existem tantos golpes com PIX, agora devo me preocupar com novos golpes. ❞
Calma não precisa se preocupar. Segundo o próprio BC, o Drex será uma moeda segura. A ideia da criação desse novo formato é justamente trazer mais segurança aos usuários e suas futuras transações. Mesmo que ainda esteja em fase de testes, o órgão afirmou que os níveis de segurança e privacidade das operações foram testados e houve resultados positivos, mantendo o nível das outras transações feitas pelo sistema bancário. Adicionalmente, a ideia do Governo é que o Drex venha democratizar os acessos ao crédito, aos investimentos, aos seguros e outros serviços, garantindo sua segurança.
❝ Mas eu não quero Bitcoin! ❞
Embora seja uma moeda digital, o DREX, não está ligado ao Bitcoin, de forma resumida:
Ambos são moedas digitais, essa é a única semelhança
Por estar regulamentada junto ao BC (Banco Central) será acessível por meio das contas digitais em instituições financeiras e aplicativos de pagamento. O DREX permitirá converter dinheiro físico em digital, realizar transações e pagamentos, e até receber valores. Além disso, a plataforma facilitará o acesso a novos serviços digitais, como contratos inteligentes e dinheiro programável, tornando, por exemplo, o processo de compra e venda de um carro mais seguro, pois a transação só será concluída se todas as condições acordadas forem atendidas.
❝ Aonde eu consigo acesso ao DREX, então? ❞
Calma, ele ainda não está disponível! A previsão é que o DREX entre em vigor até o final de 2024.
Mas fiquem tranquilos, qualquer informação nova sobre o DREX nós traremos aqui para vocês. A Safe2Pay está sempre ligada nas novidades do mercado financeiro 😉
A propósito, nos acompanhe no LinkedIn e Instagram, e nos siga para não perder nada do que está rolando no mercado financeiro.
Kommentare