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Antifraude: 5 fraudes online mais populares para evitar no seu negócio

Atualizado: 19 de jul. de 2022

Que vender online exigi atenção, isso já sabemos.


Em meio a tantas facilidades que vender online proporciona, precisamos lembrar (e ficar ligados) aos seus perigos. Em meios a esses riscos, é importante conhecer os tipos de fraudes que podem ocorrer no seu negócio!


As fraudes, ou golpes online, fazem parte do dia a dia e acontecem o tempo todo. Entre uma ampla variedade de fraudes, existem cinco tipos que são as mais populares e podem causar uma grande dor de cabeça no seu negócio, e pior, prejudicar a sua credibilidade. Para ter ideia, no primeiro semestre de 2021, o número de golpes aumentou 32% se comparado com 2020.


Por isso, investir em sistema de antifraudes é cada vez mais essencial para o seu negócio!

 

O que antifraude?


O antifraude mantém seu negócio seguro contra possíveis compras mal intencionadas. Basicamente, ele te protege de perder dinheiro e das inúmeras dores de cabeça que uma compra fraudulenta pode gerar. Isso porque antes de a compra ser finalizada, o sistema avalia uma série de dados que revelam se a compra pode ou não ser aprovada.


Além de significar segurança para você, também significa segurança para o cliente que, eventualmente, pode ter tido seus dados roubados e usados de forma indevida. Pense no antifraude como um aliado de negócio, já que a única função dele é garantir que você venda com total segurança.


Como ele funciona?


Antes de sair contratando o primeiro serviço de antifraude que aparecer na pesquisa do Google, é importante entender como ele funciona.


O sistema antifraude funciona a partir da análise dos dados através de redes neurais e técnicas de inteligência artificial. Dessa forma, o sistema consegue acompanhar todo o caminho que o cliente faz, desde o momento que acessa seu e-commerce até efetivar a compra.


Para saber se a compra apresenta algum risco de ser fraudulenta, esse sistema analisa alguns tópicos, como: localização, redes sociais de IP entre outros, para definir o nível de risco que aquela compra pode apresentar. Depois disso, é que é decidido se a compra será ou não aprovada. Tudo em questão de segundos, priorizando sempre que a venda seja feita de forma ágil e segura.


5 tipos de fraudes que podem assombrar seu negócio


Se você chegou aqui, pensando que fraudes são tudo iguais, se enganou muito.

Cada fraude exige uma medida de proteção diferente, que evitam aquela enorme dor de cabeça e do caos que pode gerar na gestão financeira do seu negócio.


Para ficar preparado para evitar esses problemas, a gente te conta 5 fraudes bem populares e que mais ocorrem nas compras online.

1 — Fraude efetiva: é uma das formas mais comuns de fraudes. Geralmente ocorre quando uma pessoa tem seus dados clonados ou cartão roubado. Nesse caso, quando o titular do cartão percebe a compra indevida, ele pede o estorno. Quando isso ocorre ambas as partes são lesionadas, mas principalmente o seu negócio acaba sendo o mais prejudicado pela questão dos custos em dobro.


2 — Auto fraude: diferente da fraude efetiva, nesse caso o próprio consumidor age de má-fé e comete a fraude. O consumidor realiza a compra, mas após algum tempo entra em contato com a operadora do cartão para contestar aquela compra, alegando que não foi ele. Esse tipo de fraude, são geralmente identificadas pelas operadoras de cartão (as famosas bandeiras), mas pode levar um tempo.


3 — Phishing: essa forma de fraude ocorre com a intenção de roubar os dados dos seus clientes de forma virtual. A pessoa mal intencionada consegue simular a página do e-commerce ou da loja virtual por um negócio seguro e real, mas por trás ela apenas está com a intenção de roubar seus dados pessoais e do seu cartão. Por isso é muito importante ficar de olho nos mínimos detalhes para evitar cair nessa fraude.


4 — Violação de senha: nesta situação o fraudador consegue acesso aos dados do cliente no momento em que ele efetua a compra, deste modo ele consegue alterar o endereço da compra ou até mesmo efetuar novas compras utilizando os dados roubados. Geralmente leva um tempo até o dono do negócio descobrir a fraude.


5 — Fraude amigável: como o nome sugere, quando essa fraude ocorre é porque um amigo ou parente acaba tendo o acesso, ou rouba os dados pessoais e do cartão do titular. Ele compra normalmente usando o nome de outra pessoa. Nesses casos a pessoa lesada vê na fatura as compras e solicita o estorno, e em muitos casos nem imagina que foi alguém próximo que cometeu a fraude.


Algumas informações para se pensar…


Em 2021, a taxa de tentativas de fraude cresceu 32% só no primeiro semestre se comparado com os dados registrados em 2020. Isso serve de alerta, que mesmo as compras online serem parte das nossas rotinas, ainda podem apresentar inúmeros riscos ao seu negócio ou seus clientes.


Geralmente essas tentativas de fraudes ocorrem em dias de semana e em horário comercial, diferente daquela imagem de esteriótipo que temos dos rackers e fraudadores (risos!) que agem de madrugada enquanto a maioria dorme.


É super importante que você pesquise as empresas, os benefícios e a proteção que oferecem, além de, entrar em contato e pedir um orçamento, esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter ou que surgiram no processo de busca!

 

Antifraude seguro é com a Safe2Pay


Nós da Safe2Pay, além de oferecermos inúmeras soluções para facilitar o gerenciamento dos seus pagamentos online e simplificar a gestão financeira do seu negócio, também oferecemos a segurança que você merece e precisa.


Agora que você já sabe da importância de se ter um serviço de antifraude, que tal garantir a segurança ideal para as suas transações? Nossos clientes podem contratar o serviço de antifraude no momento em que preferirem, de modo fácil, seguro e conforme as necessidades do seu negócio.


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