top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

Venha entender mais sobre o que é Antecipação de Recebíveis

A antecipação de recebíveis pode ser uma boa aliada do seu negócio, mas é preciso entendê-la bem para não acabar caindo na armadilha da facilidade e acabar prejudicando a saúde econômica da sua empresa.


Segundo o Banco Central, em 2019 a antecipação de recebíveis foi a linha de crédito que mais cresceu no país, mostrando uma alta de 31,6% se comparado com o mesmo período de 2018, segundo dados do Jornal do Comércio. Cada vez mais apreciada pelos empresários, ela exige atenção e conhecimento. É preciso ficar atento às condições impostas por cada instituição financeira.


Venha com a gente entender mais sobre esse recurso financeiro. Preparamos um post completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, boa leitura!

 

Mas o que é antecipação de recebíveis?


Imagina poder receber o valor referente àquela venda parcelada ou a prazo antes do tempo normal que você receberia por ela? Parece algo maravilhoso para o seu negócio e fluxo de caixa, não é mesmo?


Pois é, isso se chama antecipação de recebíveis. Esse recurso financeiro é disponibilizado pelos bancos, fintech ou adquirente (operadoras de cartão), onde você pode solicitar o recebimento do valor das suas vendas parceladas ou a prazo. Dessa forma você recebe o dinheiro antes do tempo normalmente estipulado para essas vendas.


Lembrando:


A antecipação de recebíveis não é o mesmo que um empréstimo, suas principais diferenças são:


Empréstimo bancário: é quando recorremos a uma instituição financeira para solicitar o empréstimo de um determinado valor que não nos pertence. A instituição financeira avalia sua nota de crédito, para assim, conceder o empréstimo e qual será a taxa de juros cobrados sobre o mesmo.


Antecipação de recebíveis: como mencionamos anteriormente, aqui você solicita junto a instituição financeira o adiantamento de um valor que só receberia mais tarde. A instituição também avalia seu pedido para definir sua taxa de juros, que é bem menor do que a estipulada nos empréstimos.


E como funciona?


Para solicitar a antecipação dos seus recebíveis você precisa entrar em contato com sua instituição financeira. Essa solicitação pode ser tanto para antecipar vendas realizadas a prazo, parceladas, com duplicadas e até mesmo em cheques e carnês.


Dessa forma seu negócio recebe os valores referentes a essas vendas de uma única vez, conforme sua necessidade.


Após sua solicitação, a instituição financeira realiza uma análise sobre o valor a ser antecipado. Nesse momento é avaliado os riscos que possam envolver a antecipação, e assim definir o valor da taxa de juros que envolve o processo.


Alguns dados que devem ser analisados sobre as taxas envolvendo antecipação:

  • Cada instituição financeira possui sua taxa para esse tipo de ação, que podem variar de 1% a até 3% em média;

  • Existem algumas operadoras de maquininhas que oferecem a antecipação já inclusa no seu preço e uso, vale observar esse detalhe;

  • Empresas com alto faturamento, geralmente costuma haver taxa zero para antecipação, mas para isso é preciso conversar com sua instituição financeira para obter mais detalhes;

Cuidado: quanto maior o tempo e o valor da antecipação, maior podem ser as taxas a serem cobradas. Tome cuidado com isso!


Você sabia que existe mais de um tipo de antecipação?


Isso mesmo, atualmente você pode optar entre quatro tipos de antecipação de recebíveis, são eles:

  • Automática: Antecipa os recebimentos de forma periódica, podendo ser: diário, quinzenal ou mensal;

  • Integral: Antecipação de todas as vendas e todas as parcelas;

  • Parcial: Antecipa apenas parcelas específicas, não todas;

  • Pontual: antecipação de uma venda específica.


Mas não esqueça: use a antecipação com moderação


A antecipação não deve ser algo recorrente no seu negócio, mesmo sendo uma vantagem muito atrativa, pois ela antecipa um recebimento de um valor que já é seu, deve ser usada em situações específicas e bem planejadas para não comprometer a saúde financeira do seu negócio, como, por exemplo:


Novos negócios: estar começando um novo negócio pede, em muitos casos, um maior capital de giro para investir em matéria-prima, contratações para atender a demanda crescente. Nesse caso, melhor do que acabar se endividando em empréstimos, a antecipação se torna mais viável e segura.


Despesas emergenciais: nenhum negócio está imune a imprevistos, e geralmente, eles ocorrem quando menos esperamos. A antecipação de recebíveis se torna uma boa solução, já que com ela você consegue ter dinheiro em caixa para poder gerenciar melhor a situação.


Situação econômica fragilizada: aqui é preciso parar e analisar de forma profunda o seu negócio e sua saúde financeira, para que assim, a antecipação seja um respiro e não a solução definitiva para a saúde econômica do seu negócio.


E com a chegada do PIX, a antecipação de recebíveis vai mudar?


As instituições financeiras cadastradas já estão começando a cadastrar as chaves de acesso ao pix. Com previsão de funcionamento a partir de novembro, essa nova forma de transferir e pagar promete agilidade para quem compra e para quem vende.


Como ele é uma ferramenta de pagamento instantâneo, onde você pode transferir valores em poucos segundos, acredita-se muito que não irá demorar para se tornar a forma mais utilizada para efetuar pagamentos em estabelecimentos. Superando, assim, até mesmo o império das maquininhas.


Além de poder, ser efetuados pagamentos no débito, uma novidade recente é que ele também irá proporcionar o parcelamento de compras, sendo um rival à altura para os cartões de crédito.


O pix funcionará 24 horas e em todos os dias da semana, além de não possuir taxas, sendo muito mais vantajoso e instantâneo para o seu caixa. E com isso, se estima que a necessidade de solicitar a antecipação dos recebíveis se torne cada vez menor, diante da revolução que o pix vem a proporcionar no cenário financeiro.


Conte com a Safe2Pay quando mais precisar!


Com a Safe2Pay você gerencia seus recebíveis de forma fácil e segura, podendo gerenciar seu negócio de modo tranquilo e em qualquer lugar.


Além das inúmeras soluções que oferecemos ao seu negócio, entre elas você pode solicitar a antecipação de recebíveis, após solicitar o recurso o seu perfil passa por uma análise para que possamos liberar o seu pedido. Entre no nosso site e confira nossas soluções e preços!

Afinal, queremos facilitar a sua vida e a saúde do seu negócio! Ficou com alguma dúvida sobre a antecipação da Safe2Pay, entre em contato com nossa equipe!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page