Se você costuma comprar online, a gente sabe que em algum momento já parou para conferir se aquela loja é bem avaliada no Reclame Aqui, ou quais são os problemas mais comuns que os consumidores enfrentam com aquela loja.
O Reclame Aqui é um dos principais termômetros que passam confiança para os clientes em potencial para que confiem no seu negócio para comprar dele.
Isso faz com que a importância de administrar as perguntas e reclamações que chegam ao seu negócio por meio dele seja ainda maior. Agora, se até esse instante você ainda não tinha se dado conta disso, vem com a gente que vamos te falar mais como se manter ativo e com uma boa reputação no site, além de compartilhar o nosso exemplo no Reclame Aqui!
Prepara o caderno ou o bloco de notas para não perder tempo!
Porque o Reclame Aqui é importante?
A proposta base do Reclame Aqui é ter um canal em que as pessoas pudessem relatar seus problemas e dificuldades com as empresas em geral. Comprar de forma online é cada vez mais parte da nossa vida, mas assim como torna muitos processos mais simples, gera muita preocupação, afinal como saber se aquela empresa realmente cumpre com o que fala?
É justamente para isso que o Reclame Aqui existe, por isso é tão importante as empresas cuidarem da sua reputação nesta plataforma. Segundo dados do próprio Reclame Aqui, diariamente são feitas mais de 600 mil buscas por reputação das empresas, além de 92% dos consumidores fazerem essa busca no portal antes de comprar ou contratar um serviço.
Isso mostra que dependendo do resultado da empresa no Reclame Aqui o consumidor desiste da compra naquele momento.
Por que se preocupar com a reputação digital do seu negócio?
Ter uma boa reputação digital é extremamente essencial para que o público e os futuros consumidores se sintam seguros ao comprarem com você. Independente se você vende um serviço ou um produto, gerar confiança é um fator importante e que requer um trabalho.
O portal do Reclame Aqui pode te ajudar muito nesse quesito, mas outros quatro pilares são tão essenciais quanto, são eles:
Ter uma notoriedade online consistente e saudável:
Muito além da preocupação de lucrar e finalizar as vendas, é importante estar atento e disposto a ouvir e solucionar os problemas dos seus clientes e público-alvo. Isso quer dizer que estar presente, com uma comunicação clara em todos os canais de comunicação é indispensável. Essa disponibilidade e atendimento personalizado e humanizado apenas fortalece o vínculo com o público.
Cativar mais clientes
O que mais encanta os clientes é a sensação de não serem apenas mais um número na hora da compra. Uma experiência personalizada cativa aquele consumidor, além de o fazer sentir uma parte importante para o seu negócio. Esse detalhe pode ser um grande aliado para pequenos e médios negócios, pois conseguem observar seu público com ainda mais proximidade.
E não esqueça de reforçar a mensagem de que o cliente enfrenta qualquer problema, ele pode contar com a empresa para solucioná-lo.
Ter uma consciência de marca positiva
O brand awareness, ou consciência de marca, ocorre quando o consumidor vive uma experiência e atendimento tão bom que a marca se torna significativa para ele.
Isso faz com que a percepção dos demais sobre o seu negócio seja positiva, agradável e faça que o seu negócio possua mais elogios e mais pessoas engajem e divulguem ele.
E porque não para vender mais?!
Tudo o que já falamos aqui contribui para que suas vendas cresçam e as reclamações ou problemas diminuam. Quanto melhor sua comunicação com seus clientes, sua proatividade em solucionar as questões, buscar inovar na experiência de consumo contribui para que o sucesso do seu negócio seja garantido!
Descomplicando como funciona a avaliação no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é comporto por uma avaliação em 5 níveis, sendo elas:
Mas para entender melhor como o cálculo funciona, a gente te indica os próprios conteúdos do blog do Reclame Aqui, como: como é definida a reputação das empresas no Reclame Aqui? ou o texto do blog do Melhor Envio!
Para saber mais sobre a plataforma, não deixe de consultar a seleção de conteúdos separados pelo próprio time do Reclame Aqui neste link.
Como faço para melhorar minha reputação?
Para melhorar a reputação não existe muito mistério, mas demanda atenção e esforço para conseguir se manter com uma boa reputação.
Antes de tudo… Tenha um cadastro no Reclame Aqui
Ter um cadastro no site contribui para que no momento que um cliente em potencial for pesquisar pela sua empresa no Google, ele encontre mais informações e se sinta mais seguro por saber que o site é algo confiável.
Se você não tem reclamações ou as que têm são sempre solucionadas, já é mais um fator positivo que contribui para a construção positiva da sua empresa.
Dedique um tempo para atender as dúvidas e reclamações na página
É muito importante não deixar as reclamações que chegam através do Reclame Aqui de lado ou sem solução. Isso mostra que a empresa está aberta a solucionar qualquer problema com um bom diálogo como também estabelecer uma comunicação amigável, próxima e solicita são essenciais para transmitir segurança.
Isso não significa que sempre o cliente estará correto, mas é importante mostrar que está disposto a ouvir o lado dele e buscar explicar o problema da melhor maneira.
E não esqueça de manter essas políticas de bom relacionamento em todos os canais da sua empresa.
Personalize sua página
O Reclame Aqui conta com um site muito completo, no qual você pode usar de diversos recursos para deixar sua página ainda mais completa e acessível para quem tem dúvidas ou curiosidades sobre o seu negócio.
Além dos problemas e dúvidas que os consumidores deixam na sua página, você pode adicionar capa, logo, conteúdos em breves artigos, vídeo de apresentação do seu negócio, destacar os principais problemas para que a mesma dúvida não precise ser respondida várias vezes, entre outros recursos.
Vale a pena reservar um tempo para deixar aquele espaço com a cara do seu negócio!
Priorizando o canal de comunicação do Reclame Aqui
Nós da Safe2Pay, durante o nosso processo de reestruturação do marketing, colocamos o Reclame Aqui como uma das nossas principais metas. Sempre prezamos por um atendimento exemplar, humanizado e o mais próximo e objetivo possível dentro dos nossos canais de atendimento.
Mas valorizar as demandas que chegam pelo Reclame Aqui também é tão importante quanto essa nossa estrutura de atendimento interno. Nosso Reclame Aqui não possui tantas dúvidas e reclamações, e sempre que surge algo novo, buscamos resolver quanto antes.
Outro ponto importante da nossa experiência foi justamente identificar quais são as principais dúvidas que chegam para a gente e utilizar recursos da própria plataforma para trazer mais clareza, agilidade e informação para nosso público e cliente. Hoje, na nossa página no site você encontra mini artigos sobre essas principais dúvidas.
Essas funções disponíveis, podem ser uma grande aliada, pois otimiza tanto o tempo da equipe em responder e solucionar algumas dúvidas quanto otimiza para o próprio consumidor que consegue esclarecer com maior agilidade suas dúvidas, com os conteúdos disponíveis ali mesmo.
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