Social Commerce: tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre vender nas redes sociais
- Safe2Pay
- 25 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2022
Facebook, Instagram, Pinterest, Tik tok, WhatsApp e mais inĂșmeras outras redes sociais, o que elas estĂŁo tendo em comum? Simples, a possibilidade de vender dentro do seu prĂłprio sistema!
Comprar e vender atualmente jĂĄ nĂŁo Ă© algo feito da mesma forma que hĂĄ cinco anos. Hoje o perfil do consumidor, como ele compra e paga muda constantemente, assim como, o surgimento de novas redes sociais, novos formatos de conteĂșdos e novos virais surgem.
Jå imaginou hoje comprar algo sem antes ouvir alguém falar sobre ele? Indicar, mostrar suas opiniÔes, teste de uso? Parece algo improvåvel, dado que somos constantemente influenciados a comprar algo a partir da opinião de alguém nas redes sociais. E é aà que o social commerce se estabelece.
Vem com a gente, que vamos explicar o que ele Ă©, porque vocĂȘ deve aderir, alĂ©m de trazer alguns exemplos de grandes nomes que fazem sucesso com a estratĂ©gia ;)
O que Ă© Social Commerce
De forma bem simples e direta, social commerce é vender, comercializar o seu produto através das redes sociais. Simples, não?
Claro que para chegar nessa etapa vocĂȘ deve se atentar a outros fatores, como: a reputação do seu negĂłcio no ambiente digital, a apresentação do produto e marca, a interação com os seguidores, clientes e tudo mais o que envolve a presença digital de uma empresa.
Outras formas de social commerce
E se vocĂȘ acha que o social commerce se restringe sĂł ao Facebook ou ao Instagram, hoje alĂ©m dessas duas populares redes, outras opçÔes surgem e com a possibilidade de atingir atĂ© mais facilmente o seu pĂșblico. Entre elas estĂŁo:
Pinterest voltou a fazer ainda mais sucesso durante a pandemia com suas dicas de faça vocĂȘ mesmo. Mas a plataforma tambĂ©m Ă© uma Ăłtima vitrine para o seu negĂłcio efetuar vendas de sucesso. Tik Tok o queridinha do momento reĂșne um vasto nĂșmero de usuĂĄrios diĂĄrios que consomem os vĂdeos ou produzem. Ela possibilita que se conheça melhor os produtos e negĂłcios por meio dos vĂdeos, o que Ă© um Ăłtimo atrativo. WhatsApp por mais que nĂŁo seja essa sua finalidade, cada vez mais o Whats se torna uma excelente ferramenta de vendas. Hoje jĂĄ Ă© possĂvel com a conta comercial disponibilizar catĂĄlogo de vendas, contato direto com o consumidor e agora atĂ© mesmo efetuar pagamentos por ele.
Por que aderir ao social commerce?
Por que nĂŁo estar onde seus clientes passam a maior parte do seu tempo?
Segundo o relatório Digital In 2019, a média dos brasileiros online nas redes sociais diariamente é de mais de 3 horas. Isso antes da pandemia, em 2020 a média diåria foi de mais de 5 horas.
Segundo uma pesquisa feita pela Consumoteca e pelo Zoom mostra que 21% dos entrevistados levam a avaliação sobre o produto em consideração na hora da compra. Enquanto 32% busca a avaliação em sites de reclamaçÔes, como o Reclame Aqui.
Se as redes sociais abrigam um pĂșblico tĂŁo grande e diverso, por que nĂŁo usĂĄ-las para vender seus produtos? O social commerce Ă© realidade, e se o seu negĂłcio ainda nĂŁo estĂĄ usando ela, vocĂȘ estĂĄ ficando para trĂĄs.
Os tipos de social commerce
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe o que Ă© o Social Commerce e como ele pode trazer novos benefĂcios ao seu negĂłcio. AlĂ©m de te deixar em contato mais direto com seus clientes e potenciais interessados, chegou a hora de entender como fazer isso, na prĂĄtica!
Como falamos, as redes sociais estão se tornando a principal ferramenta de fazer o social commerce, mas além delas também pode ser feita de outras formas, como:
Entre pessoas - ou o popular, de vendedor para cliente: aqui Ă© o meio mais comum, o vendedor conversa diretamente com o cliente. Sites como o Mercado Livre, Enjoey, OLX, Airbnb sĂŁo plataformas que possibilitam esse tipo de social commerce.
Compras coletivas: vocĂȘ conhece ou jĂĄ usou o site Peixe Urbano ou Groupon? EntĂŁo vocĂȘ comprou por meio de um social commerce. Nesse modelo os consumidores se unem para comprar, pois, sĂŁo atingidos por gatilhos que despertam a vontade de comprar.
Compra por influĂȘncia ou opiniĂŁo: e com as redes sociais esse modelo vĂȘm crescendo muito. Afinal, certeza que vocĂȘ jĂĄ foi influenciado a comprar algo porque outra pessoa indicou.
A vez da Live Commerce
O maior sucesso das lives commerce se deu em um perĂodo onde este formato de conteĂșdo cresceu de forma estrondosa no mundo, mas principalmente no Brasil, a pandemia mais o fator do distanciamento social e medidas preventivas mais severas para conter a propagação do vĂrus, abriu uma nova realidade que foi muito bem recebida pelos consumidores.
As lives nĂŁo sĂł dominaram o Facebook, Instagram, Youtube com diferentes conteĂșdos e bate-papos, mas tambĂ©m se mostraram um Ăłtimo conversor de vendas. Para ter uma ideia dessa tendĂȘncia, o Google em um dos seus artigos compartilhou alguns dados interessantes, como o da imagem abaixo:

Hoje a jornada de compra nĂŁo Ă© mais linear ou atĂ© mesmo previsĂvel, o que deixa esse ainda mais complexo, mas tambĂ©m mais orgĂąnico. Afinal, se o consumidor realizou a compra no seu negĂłcio, certamente ele jĂĄ pesquisou e ouviu muito sobre ele ante.
Aqui tambĂ©m entra a preocupação por manter a imagem, status e o relacionamento com o consumidor da melhor forma possĂvel.
Em 2020 a Black Friday se tornou o evento que mais evidenciou o sucesso que as lives commerces podem oferecer aos negĂłcios. Empresas como: Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Shoptime foram alguns marketplaces que investiram no sucesso e engajamento das lives.
Exemplos de empresas que se destacam no social commerce
Os grandes marketplaces conseguiram se adaptar de forma bem assertiva na onda do social commerce, isso significa que vocĂȘ precisa ser uma empresa de grande porte? Claro que nĂŁo, o social commerce traz justamente a possibilidade de qualquer empresa aplicar e fazer parte deste formato de negĂłcio.
Talvez vocĂȘ precise se dedicar mais para atingir sua base de clientes, ou talvez por ser um negĂłcio menor vocĂȘ atĂ© consiga atender de forma pessoal seus clientes. A questĂŁo Ă© que nĂŁo existe uma regra, o que prevalece Ă© oferecer um Ăłtimo atendimento e um produto de qualidade.
Mas se precisa de uma inspiração para começar, separamos alguns grandes nomes quando o assunto é social commerce.
Magazine Luiza;
Natura;
Quem disse berenice?;
Americanas.
São alguns exemplos de marcas que souberam aplicar suas estratégias para as redes e potencializar as vendas dos seus produtos.