top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

Gateway de pagamento: o que é e como funciona para o seu negócio


Vender e receber com segurança e agilidade são fundamentais para quem possui negócios online. Mas você conhece qual é a melhor solução para fazer a gestão de pagamentos do seu negócio? O seu negócio precisa de soluções que proporcionem transações com segurança, agilidade e praticidade. Poder oferecer uma experiência otimizada e diferenciada ao seu consumidor no momento do pagamento, pode ser um fator decisivo, para poder finalizar o cliente. Vem com a gente entender como o gateway de pagamento funciona, se ele é o indicado para o seu negócio e o que ficar de olho na hora de contratar essa solução.


O que é gateway de pagamento?


O gateway de pagamento é um sistema de pagamento online que conecta de forma rápida e segura o consumidor com as instituições financeiras (bancos, operadoras de cartões, fintechs etc). Isso significa que depois do consumidor escolher o que deseja comprar no seu negócio e vai para a área de pagamento, o gateway é que faz essa transação acontecer e o pagamento ser concluído de fato. O gateway possibilita que o seu negócio disponibilize diversas formas de pagamentos para o seu cliente como: cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário e pix.

Disponibilizar essa variedade no momento do checkout garante que o cliente não desista da compra por falta de opções de pagamentos.

As principais características do gateway são:

  • Conexão direta do seu negócio com as instituições financeiras;

  • Integram-se a qualquer tipo de checkout e cobrança, adaptando ao seu negócio;

  • Possui ferramentas para realizar a própria gestão de risco e financeira.

Por que ter um gateway de pagamento no seu negócio?


Os processos são mais ágeis para realizar as transações online, pois tudo é realizado na sua página e sem redimensionamento do seu consumidor para uma página externa. Além de ter vantagens como:

  • Segurança de dados;

  • Automatização do processo de checkout e de recebíveis;

  • Possibilidade de integração;

  • Total controle da plataforma e das vendas;

  • Transparência no momento de finalizar a compra;

  • Maior possibilidade no gerenciamento dos pagamentos;

  • Rapidez no processamento das operações.

Mais vantagens para o seu negócio

Mas além das vantagens acima que o seu negócio incorpora ao contratar um serviço de gateway, existem empresas no mercado que oferecem mais benefícios úteis para seu negócio, como:

  • Compras com 1 click;

  • Estorno;

  • Conciliação financeira;

  • Compras com dois cartões de crédito diferentes para realizar o checkout.

Esses diferenciais agregam ao seu e-commerce que passa a ter uma gestão completa e oferece maior praticidade ao cliente.


Como escolher um gateway para o seu negócio?


Como o gateway possibilita que você opere de forma mais independente sobre a gestão financeira do seu negócio. Assim, contratar um serviço deste nível, e para lidar com algo tão importante como as transações do seu negócio, deve ser feita com muita calma e sob muita pesquisa.


Antes de escolher o seu gateway, vale a pena analisar os seguintes pontos:


1. Sistema de segurança

Não é novidade que investir em segurança é cada vez mais essencial. E não poderia ficar de fora quando o assunto é gateway de pagamento. Um bom gateway precisa ter um sistema de criptografia dos dados que evite a exposição e vazamentos de informações pessoais.

Aqui vale lembrar que a LGPD possuí sanções rígidas para quem infringe suas regras de proteção de dados.


2. Suporte e atendimento

Ter disponível um bom suporte e atendimento para o que você precisar é fundamental. No caso do gateway de pagamento é ainda mais essencial, já que a movimentação financeira ocorre dentro do seu próprio site.


3. Estabilidade no serviço

Como o gateway é mais comum em negócios que possuem uma grande movimentação financeira, é importante que o sistema possua e garanta estabilidade, mesmo em período de grandes movimentações.


Para qual tipo de negócio é recomendado o gateway de pagamento?


Para te ajudar a saber se o gateway é para o seu negócio, você pode buscar responder a essas perguntas:

  • Ganharei tempo e reduzirei custos no negócio?

  • É compatível com a plataforma de loja virtual que utilizo?

  • Atingirei novas metas de crescimento e vendas com o gateway?

  • Quais concorrentes diretos e indiretos usam gateway de pagamento? Eles estão satisfeitos com o sistema?

Ao optar por esse meio de pagamento é importante ter em mente que irá assumir a gestão modo independente, além de ter que contratar serviços de antifraude separadamente.


Gateway de pagamentos x Intermediador de pagamentos


Uma das maiores diferenças entre um gateway de pagamentos e um intermediador de pagamentos está na complementariedade de soluções que o intermediador já oferece, enquanto o gateway disponibiliza a parte.

O que pode não vir com o gateway de pagamentos:


  • Negociação das taxas com as adquirentes, bancos e instituições financeiras: essa negociação é feita diretamente entre o seu negócio e eles.

  • Proteção antifraude: por mais que os gateways atuam conforme as normas do PCI-DSS, o antifraude é uma segurança essencial para o seu negócio e clientes.

O gateway pode até parecer menor do que o de contratar um Intermediador, mas o que muitos esquecem é de se atentar a todos esses custos adicionais que podem encarecer todo o processo!


Você conhece a Safe2Pay?


E com tanta opção no mercado de gateway de pagamento e intermediadores, nós da Safe2Pay, buscamos revolucionar e simplificar a gestão de pagamentos online para que ela se torne mais acessível para todos os tipos de negócios, incluindo o seu! Quer saber mais sobre a Safe2Pay? No nosso site você encontra todas as nossas soluções, formas de pagamento, taxas e muito mais! E se ficou com alguma dúvida ou curiosidade entre em contato com nosso time de atendimento.

Comments


bottom of page