• Ecommece na Prática

Estratégia Multicanal para e-commerce: o que é e como impacta seus resultados

Atualizado: 15 de fev.

Pense na infinidade de canais de venda que existem hoje e na facilidade do consumidor de navegar entre esses espaços em busca do produto. Diante disso, manter-se fiel a um só canal mina seu potencial de vendas e, consequentemente, o crescimento. Por isso a estratégia multicanal é fundamental para o seu e-commerce.


Simples assim.


Isso não significa que ter um só ponto de venda é errado e ineficaz. Na verdade, existem empresas que se baseiam totalmente em uma rede social ou vendem em um único lugar e elas têm ótimo retorno financeiro. No entanto, é importante ter em mente que esse retorno poderia se multiplicar se, aos poucos, o seller começasse a expandir sua atuação online.


Fora isso, como não podemos prever o futuro, apostar todas as suas fichas em um só espaço te torna dependente. Portanto, se esse canal onde atua tiver qualquer problema - vivenciamos já vários em canais como Instagram, por exemplo - ou mesmo deixar de existir, sua empresa terá grandes problemas.


Nesse sentido, ter uma estratégia multicanal também traz uma segurança maior para o seu e-commerce.


Ao longo desse artigo, nós, do Ecommerce na Prática, vamos aprofundar mais a importância de uma estratégia multicanal e apontar como você pode implementar uma no seu e-commerce.


Qual a importância de adotar uma estratégia multicanal?


Saber como uma estratégia multicanal pode aumentar o desempenho da sua empresa é um passo importante para aumentar o número de vendas e consequentemente a sua credibilidade no mercado.


A verdade é que não basta ter presença. É fundamental que os vários meios de comunicação adotados pela sua empresa estejam devidamente integrados para alcançar os benefícios esperados. Veja aqui algumas das vantagens que você pode obter ao investir em uma estratégia multicanal.


  • Maior presença da marca;

  • Aumento da credibilidade diante do cliente;

  • Maiores chances de fidelização;

  • Mais facilidade para receber feedback;

  • Maior conhecimento sobre seus clientes.

Como Construir uma estratégia multicanal para o seu e-commerce?


1. Aproveite os Marketplaces


Os marketplaces têm hoje a preferência de um número significativo de consumidores, daí a necessidade de integrar o seu e-commerce a essas operações.


Mas fique atento: para que a sua loja ganhe escala e continue evoluindo, não vale a pena abrir mão do seu e-commerce para concentrar-se apenas nesses canais. O ideal é atuar de forma integrada.


Com uma plataforma com hub nativo você faz essa integração sem maiores dificuldades, uma vez que o sistema já está preparado para administrar as vendas em diferentes canais.


2. Capriche na Loja Virtual


Lembre-se de que o principal é proporcionar a melhor experiência para o usuário. Portanto, para o site, invista em soluções que agilizem o processo de compra e que garantam mais segurança para o cliente.


Além dos recursos visíveis para o comprador, é importante ter uma plataforma de vendas focada em conversão. Ou seja, certifique-se de que o sistema escolhido disponha de ferramentas para auxiliar na gestão da loja e que esteja preparado para fazer a integração com outros sistemas.


Anote aí: as integrações são fundamentais para quem pretende adotar uma estratégia multicanal no seu negócio.


3. A Loja física Continua relevante


O comércio físico continua relevante para quem investe num e-commerce, principalmente se o lojista conseguir integrar as operações.


Como fazer isso? Simples, basta investir numa plataforma de e-commerce baseada no conceito omnichannel.


Na prática, isso significa que todas as informações ficarão registradas no mesmo sistema, o que facilita bastante o trabalho no dia a dia da operação, bem como as atividades de marketing e comunicação.


Isso acontece porque é possível usar os recursos tecnológicos da loja virtual para aprimorar os serviços oferecidos ao cliente, por exemplo, na área de atendimento.



4. Mobile Commerce


Há alguns anos, ao falarmos de vendas online via aparelho celular, a primeira coisa a se pensar era na responsividade. Ou seja, a necessidade de ter um site que se adaptasse a todos os tipos de dispositivos.


Isso, claro, ainda é necessário, mas para ter sucesso nessa área, o e-commerce deve ir além. Deve desenvolver também outras possibilidades para aproveitar melhor a conexão com o público de celular.


Nesse sentido, criar um aplicativo além de automatizar o processo e oferecer um ambiente seguro, traz outra vantagem: todas as informações ficam registradas na própria plataforma, o que facilita a gestão das vendas.


5. Utilize as Redes Sociais


As redes sociais - como Instagram, Tiktok, Facebook, etc. - já foram vistas apenas como canais de divulgação, mas hoje elas têm cada dia mais importância para as vendas.


E esse canal não pode ser ignorado de jeito nenhum, afinal, 96,2% dos usuários de internet mantêm perfis nas redes sociais.


Ou seja, o planejamento das iniciativas nessa área precisa levar em conta a relevância do social commerce. Afinal, não se trata apenas de mais um canal de vendas. As redes sociais são importantes canais de interação entre os consumidores e as marcas.


No entanto, para aproveitar melhor as oportunidades nesse ambiente, é essencial que a sua empresa atue de forma integrada. Para isso, é importante escolher uma plataforma de e-commerce omnichannel.


Construindo uma estratégia multicanal bem-sucedida


Para construir uma estratégia multicanal relevante para o seu e-commerce, além de cuidar das questões operacionais, como a gestão das vendas, você vai precisar dar muita atenção à comunicação.


Nesse sentido, a sua equipe de marketing e de vendas deve usar as informações disponíveis para organizar melhor as estratégias.


É a partir dessa organização de informações que será possível empregar o conceito de omnicanalidade para aumentar os índices de conversão da sua loja. Para que dê certo, é necessário abordar o cliente no momento certo, dizendo exatamente o que ele quer ouvir para decidir-se pela marca.


Conheça o EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!


Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados para te ajudar a chegar mais longe no mundo dos negócios.


O EnP Prime!


No EnP Prime, você terá acesso imediato a:


  • + 200 Conteúdos e Vídeos Inéditos;

  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;

  • Novos conteúdos TODA SEMANA;

  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;

  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;

  • E MUITO MAIS!


Conheça o EnP Prime e participe dessa verdadeira REVOLUÇÃO para o mercado!


Posts recentes

Ver tudo