top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

DDA: o que é e como funciona?

Atualizado: 20 de mai. de 2022

Você sabia que é possível encontrar todos os seus boletos em um único lugar. Tudo digital, prático e seguro? Pois é, o DDA veio para simplificar o seu dia. Com ele você acessa todos os boletos emitidos com seus dados em uma única lista e paga eles direto pelo celular, computador ou até mesmo caixa eletrônico.

Vem com a gente entender de uma vez por todas o que é o DDA, para que serve e suas principais vantagens!

O que é DDA?

De maneira simples e direta, DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. O DDA surgiu após algumas mudanças realizadas pela FEBRABAN (lá em 2009) para otimizar e centralizar as informações dos boletos emitidos em uma única lista. Isso foi possível após a obrigatoriedade do registro dos boletos bancários. Essa mudança, devido à obrigatoriedade do registro, é o que permite que os boletos sejam identificados através do CPF ou CNPJ do pagador e agrupados na mesma lista. Dessa forma você tem acesso a boletos de: mensalidades, compras de produtos ou serviços, taxas, entre outros em um único lugar e acessível de qualquer lugar. Além de conseguir identificar com maior agilidade caso ocorra alguma fraude ou cobrança indevida.

Como acessar ao DDA?

Para você ter acesso à lista de DDA, você precisa entrar em contato com o seu banco para que eles te cadastrem como "sacado eletrônico", é através desse cadastro que você poderá acessar seus boletos de qualquer lugar. Aqui só vale prestar atenção em um ponto bem importante: alguns bancos cobram taxas para que você tenha acesso a sua lista de DDA.

Quais são as vantagens que o DDA oferece?

Como já mencionamos, com o DDA você consegue acessar em um único lugar todos os boletos bancários emitidos com seu CPF ou CNPJ, isso possibilita um gerenciamento financeiro mais prático e otimizado. Você consegue visualizar de forma simples as informações como: o que está sendo cobrado, quando a cobrança vence, como deseja fazer o pagamento, qual dia quer pagar pela cobrança, entre outras informações. Mas além de consultar seus boletos a qualquer momento, o DDA também conta com outras vantagens, como: → Acesse seus boletos através da internet banking, caixa eletrônico ou até mesmo pelo telefone; → Pague de forma prática, rápida e com segurança tanto pelos aplicativos bancários ou internet banking, ou direto do caixa eletrônico; → Reduz a emissão desnecessária de papel, o que contribui diretamente para que menos lixo seja produzido e o meio ambiente agradece. É importante deixar claro que DDA não é a mesma coisa que Débito Automático… O DDA é o sistema utilizado para acessar os boletos emitidos no seu CPF ou CNPJ. Essas cobranças que aparecem no DDA não são debitadas automaticamente da sua conta. Diferente de como é feito no débito automático, onde a cobrança é debitada automaticamente a partir de uma autorização sua.

Recebi um boleto, mas não conheço os dados. O que fazer?

Imagine a seguinte situação: "Encontrei um boleto com um DDA estranho e não reconheço os dados desse boleto. Essa cobrança deve ter sido um engano". Então, essa situação é comum do que você pode imaginar. Muitas pessoas utilizam o sistema mesmo não entendo completamente como ele funciona. Quando você encontra no boleto dados que não conhece existem duas possibilidades: 1º: isso acontece porque muitos e-commerces e marketplaces usam um intermediador de pagamentos para gerenciar seus recebíveis. Quando você compra de um lugar que utiliza intermediador de pagamento, são os dados desse intermediador que irão aparecer no seu boleto bancário. Como no nosso caso, nós da Safe2Pay, somos uma intermediadora de pagamentos. Por isso você pode encontrar nossos dados nos boletos que envia para seus clientes! 2º: quando outras informações, como o valor da cobrança, produto não são reconhecidas. Caso essas informações não baterem, é necessário que você entre em contato com o seu banco para que as medidas necessárias sejam acionadas.

Agora que você já sabe o que é, quais as vantagens e como o DDA funciona ficou mais fácil entender e ver o quanto ele pode ser prático e trazer muitos benefícios para a sua vida. Além de contribuir com o meio ambiente!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page