top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

Conheça as novidades que ainda estão por vir no Pix em 2021

Atualizado: 31 de ago. de 2022

E chegamos na metade de 2021 e no setor econômico ainda estamos com expectativas quanto a algumas novas funcionalidades para o Pix.


O mais novo meio de pagamento instantâneo brasileiro conquistou rapidamente o gosto dos brasileiros. Segundo pesquisas realizadas pelos bancos e instituições financeiras, o Pix já ultrapassou o Ted e Doc e volume e quantidade de transações realizadas mensalmente!


O Pix surgiu para sanar a necessidade de pagar e transferir a qualquer hora, de qualquer lugar e a qualquer dia da semana. Em uma realidade cada vez mais conectada e ágil, até os meios de pagamentos precisam estar em constantes atualizações para atender ao público!


 

Recursos disponíveis no pix


Hoje o Pix possibilita que os usuários realizem pagamentos sete dias por semana, 24h por dia. De qualquer lugar, basta estar conectado a internet. Com ele é possível fazer pagamentos/transferências sem custo e de três formas diferentes:

  • Com uma chave Pix;

  • Informando os dados bancários, como fosse realizar um TED ou DOC;

  • Por meio da leitura de Qr Code.

Você pode os pagamentos tanto entre pessoas físicas, quanto entre pessoas e estabelecimentos comerciais, ou também entre empresas ou para entes governamentais (aqui vale para impostos ou taxas).


Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, mais de 90 milhões de transações foram feitas via Pix, e a expectativa do Banco Central é que esse número só aumente conforme novas funções forem anunciadas.


Abaixo a gente te conta mais sobre o que ainda esperar do Pix para esse ano, afinal em novembro além de comemorar seu primeiro ano de funcionamento no país, e com muito sucesso, é o mês previsto para o lançamento de algumas dessas novidades.


O que vem de lançamento neste ano


Ainda estamos na metade do ano, e muitas novidades ainda estão sendo aguardadas para tornarem o Pix ainda mais completo.


Pix por aproximação


O usuário poderá fazer os pagamentos a partir da aproximação do celular na máquina de cartão.


Saque


Com o Pix saque o usuário poderá fazer o saque do dinheiro de forma prática e rápida.


Devolução em casos de fraudes


Essa funcionalidade supre uma questão que sempre foi debatida desde a criação do Pix. O BC está desenvolvendo mecanismos de devolução de Pix quando houver suspeita de fraude concreta ou falha operacional.


Lista de contatos


A integração do Pix com a lista de contatos vem com o objetivo de simplificar o processo de pagamentos, já que dessa forma se torna mais simples a identificação dos usuários que possuem o celular como chave Pix.


Conta salário


O usuário irá poder movimentar os valores da sua conta-salário através do Pix;


Iniciador de pagamentos no Pix


Dando continuidade ao cronograma do Open Banking essa função vai permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix.


Entre as novidades estão: pix por aproximação, saque, integração com a agenda de contatos entre muitas outras coisas. A tendência é que cada vez mais ele receba novas funções que atendam as necessidades dos usuários e traga dinamismo para a movimentação financeira.


Além dessas novas funcionalidades, o Banco Central ainda prevê a adição das funções de Pix Agendado e Pix Cobrança para pagamentos com vencimento.


O Pix Agendado permite que o usuário que está efetuando o pagamento agende um Pix para uma data futura. Enquanto o Pix Cobrança vem com a ideia de possibilitar parcelamentos de compras via Pix, sendo uma alternativa para os cartões de créditos.


Comprar e receber via Pix é muito mais fácil


Agora que você relembrou o quanto o Pix é vantajoso e o que ainda está por vir no sistema, porque não implementá-lo no seu negócio?


Disponibilizar pagamento através do Pix no seu negócio, pode ser mais vantajoso para você, dessa forma seu cliente paga de forma instantânea, o que significa que você também no mesmo instante o pagamento. Um exemplo, a Americanas, Magazine Luiza, Shoptime são grandes marketplaces que já implementaram o formato de pagamento ao seu negócio.


Oferecer uma ampla diversidade de formatos de pagamentos possibilita que os clientes optem por aquela que melhor se encaixa no seu gosto. Isso contribui para que os abandonos de carrinhos também diminuam, o que significa mais vendas realizadas pelo seu negócio.


E para te ajudar com tudo isso, a Safe2Pay está aqui para descomplicar o seu jeito de vender online. Tenha as soluções ideais para o seu negócio e disponibilize para os seus clientes as principais formas de pagamento do mercado atual.


Quer saber mais sobre a nossa empresa e as soluções, venha conversar com nosso time de atendimento neste link ;)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page