A Black Friday já se concretizou como uma das grandes datas que movimentam tanto o comércio eletrônico quanto o físico.
Além de ser uma data que pode potencializar suas vendas e contribuir para o crescimento do seu negócio, a data pode ser uma excelente porta de entrada para a fidelização de consumidores. Pensar em estratégias de pré-venda, venda e pós-venda é fundamental para que se aproveite o melhor que a data pode oferecer ao seu negócio.
O consumidor está cada vez mais exigente e atento para aproveitar as melhores oportunidades que encontrar. E o seu negócio precisa estar preparado para atender essas expectativas.
O impacto da Black Friday de 2021
Em 2021, os e-commerces brasileiros cresceram 5,8%, segundos dados da Neotrust. Foi um crescimento menor, do que o visto em 2020, mas ainda foi um crescimento significativo, ainda mais analisando o valor faturado, que foi de R$5,4 bilhões de reais.
Ainda segundo os dados da Neotrust, as principais categorias de compras foram: moda, beleza, telefonia, eletroportáteis e eletrodomésticos. E as principais formas de pagamentos utilizadas foram: cartão de crédito, carteiras digitais, pix e por último o boleto.
Alguns aspectos se destacaram na última Black Friday como, por exemplo:
A explosão do omnichannel: ter a experiência integrada entre diferentes meios foi um dos diferencias de destaque da Black Friday. A possibilidade de comprar online e retirar nas lojas, ou visualizar o produto na loja e concluir a compra no App apenas mostra o quanto o consumidor tem uma jornada de compra, cada vez mais particular. Com interesses específicos para concluir a compra.
Vendas em várias etapas: se você pensa que o consumidor pesquisa o que quer, da uma olhada rápida no Google e logo já compra. Pensou errado! Na última Black Friday foi notado que o consumidor está pesquisando mais. Seja algumas semanas antes da Black Friday ou até mesmo na quinta-feira que antecede ou na própria sexta. É neste ponto que fica evidente como o contato pós-visita é tão importante.
Investimento em anúncio: ficou evidente que quem investiu mais em anúncio, apareceu mais e faturou mais. Criar uma estratégia de publicidade, ações, promoções, movimentar sua base de clientes e futuros clientes é essencial para que o seu negócio seja visto e lembrando na Black Friday.
Black Friday Mobile: cerca de 73,8% das vendas aconteceram por meio dos smartphones (seja em sites ou pelos Apps). Esse dado mostra que seu site precisa estar preparado para atender da melhor forma esse público, com uma página responsiva, um App bem estruturado, que não seja pensado e tenha as informações de fácil acesso. Os smartphones trazem agilidade para o dia a dia, e principalmente, para as compras.
3 dicas para a black Friday ser uma data de sucesso para o seu e-commerce
A Black Friday vem para aumentar suas vendas. A data pode ser uma grande oportunidade para você converter aquele futuro cliente que já acompanha os seus produtos e serviços, mas que ainda precisava daquele “empurrãozinho” para virar seu cliente.
Reunimos essas três dicas para potencializar suas vendas, seja ela de serviços ou produtos, essas dicas funcionam para todos os tipos de negócio!
Detalhe: nas dicas você vai ler muito a palavra produto, mas o termo produto utilizado aqui vai referir-se tanto a um produto de fato quanto um serviço que você possa vender e comercializar e que o consumidor esteja disposto a pagar por ele. Usamos a palavra produto, apenas para ser mais prático.
1. Sua venda começa na apresentação
Apresentar seu produto de um modo atrativo, contribui para que ele seja vendido. Sabe aquela frase popular: “o que não é visto não é vendido”, então é exatamente isso. Seu produto, por mais comum que seja, contém um diferencial. E é esse diferencial que você precisa mostrar ao público, como também uma forma de argumento, para que eles prefiram o que seu negócio oferece e não os dos demais. Planejar a apresentação, pode até parecer complexo, mas existem algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo. Por isso reflita e anote os tópicos que surgirem desse processo para te auxiliarem na criação da sua apresentação. → Como você vê o seu produto? → Qual imagem seu produto passa atualmente ao público? → Porque o seu produto se destaca? Essas são perguntas iniciais e ao longo desse processo você pode usar outras. O que vale é dar uma atenção nessa etapa para que seu produto condiga com a imagem apresentada.
2. Divulgação
A divulgação é muito importante, ela mescla os resultados do planejamento da sua apresentação do seu produto e ainda considera outros dois favores: a foto e a descrição do seu produto.
Outro detalhe para você cuidar da sua imagem digital, as redes sociais podem ser uma grande aliada no processo. Manter uma presença ativa, além de ajudar na divulgação, auxilia a criar um bom relacionamento com seu público.
Foto: a foto, muitas vezes, é o fator decisivo para o consumidor fazer ou não uma compra.
Independente de qual segmento é o seu negócio, uma boa foto ajuda e muito o consumidor a se interessar pelo seu produto.
Muito mais do que mostrar, a foto também pode envolver, causar sentimento e afinidades. Aqui a chave da questão é fugir do simples de apenas registrar o seu produto e seus detalhes. Crie uma história, cenários e composições que complementam seu registro e crie toda uma estrutura de apoio para o seu produto.
Solte a criatividade, brinque, explore e inove no seu segmento sem ter medo! E lembre-se fazer tudo isso não precisa ser algo caro, utilize elementos que você já tenha, se inspire em outras fotografias. Com uma boa luz, alguns elementos bem pensados e que você já possui e uma câmera de celular já é o suficiente e traz bons resultados.
Descrição: utilize as descrições como um complemento para suas fotos, de forma que ela explique e contenha todos os principais detalhes do seu produto e esclareça as principais dúvidas que possam surgir.
Quanto mais detalhes, mais fácil do consumidor encontrar aquilo que ele busca.
Uma imagem pode valer mais que mil palavras, sim! Mas a descrição ajuda o consumidor a ter uma ideia melhor do produto, afinal estando no ambiente online, em alguns casos, fica mais difícil ter uma real noção sobre o seu produto.
Capriche e se atente a esses dois fatores para que sua divulgação seja ainda mais eficaz.
3. É hora de vender
Agora que você pensou sua apresentação, sua divulgação, chegou o momento final, e agora é só vender, certo? Errado, o momento de vender também exige planejamento.
A Black Friday é uma data marcada pelos descontos e promoções atrativas, mas é preciso ter cuidado. Você precisa oferecer descontos que, além de serem atrativos para o seu cliente, ainda te ofereçam uma boa margem de lucro sob a venda. Nesse ponto vale a pena estudar seu plano de promoção.
Plano de promoção: é importante planejar para que os seus descontos sejam, de fato, vantajosos para o seu cliente. Isso não significa apenas proporcionar um preço menor, essa promoção pode ser através de: brindes, frete grátis, kits especiais onde o preço compense ou até mesmo descontos progressivos, que já são bem conhecidos pelo público.
As formas são inúmeras, basta que elas de fato tragam benefícios para ambos os lados.
O melhor dessas três dicas é que elas podem ser aplicadas em diferentes contextos de datas sazonais, que tradicionalmente já acabam sendo características do grande aumento e fluxo de vendas. Como, por exemplo: natal, dia das mães, páscoa, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças entre outras datas que já fazem parte dos nossos calendários e rotinas! Agora é a hora de dar os últimos ajustes para que sexta-feira seja de muitas vendas no seu negócio! E não esqueça, com o natal se aproximando vale já investir nessas dicas ao longo do mês de dezembro também!
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