top of page
  • Foto do escritorGeovanna D'Ambros

Bandeiras de cartão, você sabe por que elas existem?

Elas são a marca da responsável pela transação entre as partes que envolvem uma compra no cartão de crédito e são importantes para o funcionamento do meio de pagamento.


Para ficar mais fácil


Tudo começa no fluxo de pagamento por cartão de crédito, a bandeira recebe do

adquirente as informações da compra realizada na sua loja. Assim, ela valida e envia os dados para o banco, que verifica se o comprador possui limite disponível.

É por isso que todo cartão de crédito precisa possuir uma bandeira.

Bandeiras de cartão no Brasil


No Brasil, as principais bandeiras são Mastercard, Visa, Elo, American Express e Hipercard. Para ter uma ideia, segundo relatório do Banco Central, a bandeira Mastercard tem 66,052 milhões de cartões, a Visa 37,826 milhões e a Elo 7,717 milhões.

Dentro delas, ainda temos disponíveis diferentes categorias de cartão, os mais comuns são “standard”, “gold” e “platinum”. Essa diferença tem a ver com os benefícios adicionais, como seguros e programas de desconto.

Mas, como elas funcionam?

Sabendo das principais bandeiras, e que elas representam a marca que está presente no fluxo de aprovação do seu pagamento, vamos explicar como elas funcionam. Primeiramente, para ter acesso essa modalidade de pagamento, tanto pessoa física ou jurídica, é preciso fazer a solicitação para um banco, físico ou digital.

As bandeiras são responsáveis pela regularização no mercado dos cartões e responsáveis por padronizar a forma como as adquirentes devem processar as transações realizadas nessa modalidade.

Elas também são quem define em que lugar seu cartão será aceito, tanto em lojas físicas como virtuais. Basicamente, têm como função cuidar da transação, do regulamento dos cartões, das parcelas oferecidas e elas garantem que o comércio irá receber em dinheiro aquele valor que passou no seu cartão. E é por isso que todo e qualquer cartão de crédito possui uma bandeira.

Bandeira x Operadora: qual a diferença?

A bandeira está diretamente ligada ao processo de compra, fazendo a mediação da operação de venda junto a operadora, aprovando ou não a transação. Já a operadora, é responsável pela emissão do cartão, que normalmente é por meio de um banco. Ela também determina a anuidade, juros e o limite aprovado para cada cliente.

A cobrança também fica por conta da operadora, e apesar de diferentes bancos emitirem com as mesmas bandeiras, as condições de cada cartão podem ser distintas, mudando em questões de características na hora da compra e benefícios.

Por que é importante ter o máximo de bandeiras?


Já imaginou perder uma venda por não aceitar a bandeira de cartão do seu cliente? Para não passar por isso, se você tem uma loja física ou digital, é importante aceitar o máximo de bandeiras de cartão possível, dessa forma você não corre risco de impacto em uma venda, e pode melhorar seus resultados.

E isso não vale apenas para cartão de crédito, mas para pix e boleto também, que são as opções mais usadas atualmente. Aceitando múltiplas formas de pagamento em seu negócio, menor vai ser a taxa de desistência de compra.


O que preciso para ter as principais bandeiras no meu e-commerce?


Agora que você já entendeu tudo sobre as bandeiras de cartão, e a importância de aceitar as principais formas e pagamento no seu negócio, que tal revolucionar o seu jeito de vender online?

Se quiser entender um pouco mais e simplificar seu jeito de vender, clica aqui e vem conversar com a gente!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page