• Isabella Schmitt

Tudo o que você precisa saber sobre o remarketing

Imagina a seguinte situação, que já faz parte das nossas vidas: você está querendo começar um curso de inglês ou comprar uma TV nova. Para isso você vai ao Google, joga a palavra "TV" e vai pesquisando sobre os preços, modelos, lojas. No fim você visita alguns sites, vê se o frete compensa, mas no final decide ficar cuidando para ver se o preço diminui.


Pronto, a partir desse instante você começa a receber várias propagandas sobre TV's, quase como se um espião estivesse observando seus passos digitais. E, na verdade, estava.

O remarketing é uma estratégia que cada vez mais está sendo usada para reforçar a presença online de quem possui um negócio e quer fidelizar o cliente em potencial.

Segue com a gente, que vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

 

O que é remarketing


Remarketing nada mais é do que fazer o marketing de novo, reforçar. Essa estratégia do marketing digital já vinha sendo muito usada, mas nos últimos dois anos foi quando percebemos com maior nitidez a sua ação.


Essa estratégia funciona a partir do princípio do reforço: o cliente visitou, demonstrou interesse, mas por algum motivo mudou de ideia e não concluiu a ação final que é a compra. Nesse momento o remarketing entra em ação para relembrar o usuário sobre o produto e sobre o e-commerce.


Entendendo como o remarketing funciona


A palavra-chave do remarketing é automação. É ela quem faz a estratégia funcionar da melhor forma e deixa a ação mais simples.


Basicamente, toda vez que você entra em um site ou clica em um anúncio no Google, ao entrar neste site você recebe um carimbo com um cookie, isso gera um arquivo que armazena informações como: api's, por onde você passou no site, o que te interessou, entre outros dados.


Isso tudo é feito através de sistemas integrados a plataformas especializadas que possibilitam a identificação dessa pessoa e assim enviar conteúdos personalizados para atrair novamente o consumidor.


A estratégia que pode ser usada por diferentes segmentos


Uma das maravilhas do remarketing é justamente a capacidade dele poder ser usado por diferentes segmentos. Pois, ela funciona basicamente a partir do rastreio do interesse do consumidor nos mais diversos produtos e serviços. Além de contribuir para que o consumidor finalize a ação da compra, contribui para que o próprio negócio compreenda o que vem atraindo as pessoas para o seu negócio e com isso aprimorar o seu marketing.


Justamente por ser uma ferramenta de reforço do marketing, ela pode ser utilizada por escolas de idiomas, empresas de turismos, e-commerces, marketplaces e com certeza pela sua empresa também!


As ferramentas mais populares de remarketing


Agora que você já está por dentro sobre o que é o remarketing, é hora de conhecer as ferramentas mais populares que podem te ajudar nessa tarefa.


O popular Google Adwords

Com os anúncios em display do Google Ads, é possível mostrar o seu anúncio em sites que o consumidor pode ter interesse, como também é possível optar pelos anúncios de rede de pesquisa. A rede de pesquisa possibilita que os anúncios apareçam toda vez que alguém fizer uma pesquisa relacionada com o produto/serviço pesquisado e visitados anteriormente.


Facebook Ads

O Facebook já é bem conhecido tanto que possui a própria ferramenta Facebooks Ads para fazer esse gerenciamento.


Instagram

O Instagram também pode ser um meio muito poderoso para fazer campanhas de remarketing, justamente por ser uma das redes sociais mais utilizadas atualmente.

Outras duas opções que também são populares são:

→ Perfect Audience; → AdRoll.


Agora que você já está por dentro sobre o que é remarketing, é hora de se aprofundar e começar a utilizá-lo no seu negócio. Vale ler artigos online sobre o assunto, pegar mais referências de plataformas, como também se aprofundando nas ferramentas que o próprio Google oferece.


O Google também disponibiliza vários cursos gratuitos na sua plataforma, basta clicar neste link para conferir.


E não esqueça, as estratégias são apenas uma parte do processo de fidelização do cliente. Existem outros diversos fatores dos quais você precisa ficar atento, como: se as informações dos produtos/serviços estão claras, se existe diversidade nas formas de pagamento, entre outros fatores que possibilitam uma ótima experiência de consumo para o seu cliente.

 

No nosso blog você encontra mais conteúdos sobre marketing e fique ligado, pois toda semana sai um conteúdo novo por aqui!