top of page
  • Foto do escritorGeovanna D'Ambros

Segurança em meio digitais

Esse tema ainda pode ser questão de muitas dúvidas, e devido a isso, você pode estar correndo perigo na internet!

Essa frase até pode ser clichê, mas merece atenção. Hoje, vamos esclarecer dúvidas desse universo digital e dar dicas de como proteger seus dados dentro dele.

Porque é importante se preocupar com os nossos dados online

Ataques cibernéticos parecem estar muitas vezes distantes da nossa realidade, é aquele tipo de situação que achamos que nunca vai acontecer com a gente. Mas, esse é um assunto muito importante e que vale a pena estar por dentro.

Para ter essa segurança reforçada, é importante dar atenção aos processos dentro e fora das empresas, utilizando senhas fortes, evitando abrir e-mails suspeitos, entre outros. Mesmo com todos esses cuidados, é importante sempre ter um plano de recuperação em caso de um ataque inesperado.

Um ataque a segurança pode ser desde um roubo de identidade, perda de dados importantes ou até uma tentativa de extorsão. Por isso, é sempre bom estar atento a todas as informações usadas digitalmente, tanto pessoais, como da sua empresa ou na que você trabalha.

Os golpes mais comuns

Para prevenir os ataques, o primeiro passo é conhecer os principais erros que deixam seu negócio ou você vulnerável.

  • Phishing

É o envio de e-mails falsos que imitam fontes confiáveis. O intuito disso, é roubar dados confidenciais, como números de cartões de crédito e informações de login.

  • Ransomware

É um software projetado para bloquear acesso a arquivos ou ao sistema do computador solicitando a vítima um pagamento para ter seus itens liberados.

  • Malware

Software projetado para ter acesso sem autorização ou causar danos em um computador.

  • Engenharia social

Técnica de manipular as pessoas para ter acesso a informações confidenciais ou solicitar pagamentos falsos. Esse golpe pode ser combinado com as outras ameaças citadas acima, manipulando o usuário a clicar em links, baixar programas ou confiar em uma fonte com má intenção.

Como fugir deles e manter seus dados em segurança

  • Não divulgue informações pessoais.

Tenha atenção a dados sensíveis, não salve usas informações em aparelhos públicos, também não repasse informações em ligações, mensagem ou e-mails suspeitos, na dúvida, não divulgue.

  • Tenha senhas fortes

No mínimo 12 caracteres, mesclando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, e não utilizando nenhum dado pessoal. Use um gerenciador de senhas para lembrar de todas.

  • Atenção com links recebidos

Antes que clicar em links no seu e-mail, SMS ou até mesmo no WhatsApp, confira se você solicitou esse serviço ou conhece o remetente em questões. Leia mais de uma vez o e-mail recebido para ver se é o oficial do canal que já se relaciona.

  • Cuidado com downloads ou anexos

O download de um arquivo mal-intencionado pode dar acesso aos criminosos, isso vale também para anexos recebidos. Se não conhece a fonte, não baixe ou abra nenhum arquivo.

Na dúvida, não clique!

Ou, falei com um profissional de segurança digital. Com essas dicas, você já consegue se prevenir de ataques cibernéticos, mas sempre fique atento e atualizado. Se curtiu esse conteúdo e as dicas te ajudaram, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais para não perder nada!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page