A aceleração no meio digital está mais no mundo real do a gente imagina. Com as novas mudanças que surgiram, nossos meios de pagar e receber também se adaptaram, e é bom sempre estar ligado nas novidades que estão surgindo.
Transformação digital
Com todas as mudanças que a pandemia nos trouxe, uma aceleração digital que já estava em vista, acabou chegando mais rápido do que esperávamos, como meio de adaptação a todas as transformações que tivemos que passar.
As empresas que conseguiram implementar rapidamente e adotar essas novas tecnologias, conseguiram otimizar seus processos e modo de trabalho. Isso reposicionou as empresas no mercado, sendo uma mudança essencial para trazer resultados e manter a competitividade.
Consumidor digital
Com tudo isso, não foram apenas os negócios que tiveram que se adaptar, os consumidores também mudaram sua forma de consumir.
Após a pandemia, os consumidores começaram a comprar muito mais online e dar preferência para esse comportamento devido a praticidade e agilidade. Consequentemente, devido a esse fluxo fluido da compra online, os clientes começaram exigir o mesmo padrão em compras nas lojas físicas. A ambiente que atende presencialmente hoje e não adere à digitalização na hora dessa compra ou em um atendimento posterior, pode perder clientes.
Para atender esses “novos clientes”, é preciso proporcionar facilidade na hora que o cliente procura pelo produto, na compra de formato presencial ou digital e no pós-compra.
O que muda nas formas de pagamento?
E em meio a essa aceleração e inovação, dinheiro e boleto que já são meios de pagamento consolidados no mercado estão sendo deixados um pouco de lado.
Pagamentos móveis via aplicativo e outros meios de pagamentos mais automatizados vem apresentando expansão. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo com o Instituto Qualibest, a adoção de pagamentos com pix, apps e carteiras digitais teve aceleração.
Uma pesquisa internacional sobre adoção de meios de pagamento, realizada em 2021, mostra que 77% dos entrevistados no Brasil informaram que testaram um novo meio de pagamento em 2020.
O momento é de transformação digital, e deve continuar se fortalecendo durante os próximos anos. As empresas devem estar atentas a essa tendência de digitalização das formas de pagamento e se adequar quanto antes para as novidades que ainda continuam por vir.
Alguns dos pagamentos digitais além do nosso famoso Pix que estão se popularizando entre os consumidores são:
Carteiras digitais
A segurança e a comodidade proporcionadas por essa forma de pagamento são o grande facilitador para a sua popularização. Conforme a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mais de 60% dos brasileiros que possuem smartphones já ativaram alguma carteira digital. Esse método vem crescendo com estimativa de representar 28% do mercado de pagamento global e 47% dos pagamentos do e-commerce.
Link de pagamento
Uma forma simples de cobrar online com segurança. O link de pagamento pode ser uma forma prática de cobrar em um pequeno e médio negócio. Em grandes negócios, ele pode ajudar a recuperar compras que foram abandonadas no carrinho.
A popularização dos pagamentos invisíveis
O pagamento por aproximação é um formato que deixa a compra muito mais fluida e rápida. Ela já teve aumento de uso entre os brasileiros com tendência de crescimento para o futuro, podendo ser aprimorada para pagamentos via biometria ou reconhecimento fácil.
O que impacta no meu negócio?
A aceleração digital se refere muito a empresas que estão incorporando novas tecnologias em seus procedimentos, e para se manter no mercado é importante aderir essas mudanças.
E com isso, sua empresa pode ganhar benefícios como uma melhor eficiência na operação, melhor experiência para o cliente, além de novas oportunidades de negócio.
E sempre é bom estar atento, mas sabemos que às vezes é difícil conciliar tudo, por isso a Safe2Pay pode te ajudar com uma plataforma completa, disponibilizando os principais meios de pagamento. Se quiser conversar mais com a agente, clica aqui!
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