Certamente você já deve ter usado, somente nesta semana, inúmeras vezes o Google Drive, Dropbox ou até mesmo passou algumas horas na Netflix, Amazon Prime entre outros streamings. Mas o que esses serviços que estão tão presentes no nosso dia a dia tem a ver com empresas Saas?
Essa resposta é simples, esses serviços e tantos outros que são muito usados por nós, são de empresas Saas.
Nesse post iremos explicar o que é uma empresa Saas, quais são os seus benefícios e diferenciais, além de, citar outros exemplos que estão presentes no nosso cotidiano e nem imaginamos.
O que são as empresas Saas?
O modelo Saas — Softwares as a service — ou em português Software como Serviço, são sistemas de soluções em nuvem, com objetivo de oferecer soluções e serviços de modo online. Dessa forma, o modelo Saas proporciona mais agilidade e praticidade para inúmeras situações do nosso dia a dia.
Quando surgiu as empresas Saas
Nos últimos anos tivemos uma revolução no formato de como consumimos diferentes tipos de conteúdos digitais. Esse estado de urgência e interconectividade é que faz do modelo Saas tão essencial para atender as nossas necessidades. Sejam elas para trazer praticidade para as nossas atividades diárias ou para atender as necessidades da sua empresa, solucionando os problemas de mercado através da tecnologia. O Saas está aí para atender quem não tem à disposição recursos, espaço ou dinheiro para investir em equipamentos ou profissionais para atender as demandas que possuem.
Outra vantagem é que, com o modelo Saas, você não precisa se preocupar com atualizações, compra de novos recursos ou qualquer outro problema convencional ao comprar e instalar um programa no seu armazenamento.
Ao contratar um Saas, você estará investindo em um serviço, podendo ser por tempo indeterminado ou por um período programado.
E as vantagens de usar o Saas?
Algumas das inúmeras vantagens de se utilizar softwares Saas são:
ele não ocupa espaço de armazenamento da sua empresa;
é atualizado de forma automática, basta você estar conectado à internet;
você e sua equipe podem acessá-lo em qualquer lugar a qualquer hora, entre muitas outras vantagens.
O Saas ainda permite que os assinantes paguem uma taxa única e recorrente, podendo ser mensal ou anual.
Mas, além disso, existem outros benefícios que tornam o Saas tão atrativo e benéfico para as empresas como, por exemplo:
1 - Custo Benefício: em geral, o Saas fica hospedado em um ambiente compartilhável, onde os valores das licenças de hardware e softwares costumam ser menores, o que permite que os preços sejam menores, e assim, que mais empresas de pequeno e médio porte possam usufruir desses sistemas, sem acabar comprometendo seu orçamento de forma tão drástica.
2 - Agilidade: mais fácil, intuitivo e descomplicado. O usuário consegue utilizar o serviço de qualquer lugar.
3 - Fácil de usar: diferente dos programas tradicionais, onde a cada atualização você deveria comprá-la para atualizar, com o Saas isso ocorre de forma automática, basta estar conectado à internet.
Um detalhe importante: são necessidades que cada vez mais estão presente em outros setores, e deixando de ser exclusividade do mercado de softwares.
4 - Impede fraudes: com valores mais justos, acesso facilitado. A necessidade de utilizar programas que sejam derivados de pirataria se tornam menores.
Quais são os principais modelos de vendas Saas?
Existem três principais modelos de vendas Saas no mercado em geral. Sendo eles:
Modelo self-service
É, sem dúvida, o mais popular quando falamos do modelo Saas.
Neste modelo, o consumidor escolhe qual o melhor plano para as suas necessidades, tudo de forma simples, rápida e direto no site.
Outra característica desse modelo é o trial, um teste gratuito do sistema, por um período pré-determinando. Geralmente variam de sete dias a até 30 dias, antes de a assinatura ser efetivada. Por isso, alguns sites pedem os dados do cartão para liberar a versão gratuita.
Modelo enterprise
Já o modelo enterprise é voltando para atender as necessidades de grandes corporações, que precisam de sistemas mais robustos e complexos. Para esse modelo, ter uma equipe de vendas especializada é essencial. Justamente por ser um modelo que exige uma personalização do sistema, para atender as necessidades do cliente. Diferente do modelo self-service, nesse caso o cliente não pode simplesmente escolher um plano no site e assinar.
Modelo transacional
Esse modelo transacional, seria o modelo intermediário entre o self-service e o enterprise.
É comum que esse tipo de empresa Saas não tenha os valores dos planos disponíveis no site. Apenas os benefícios de cada plano.
Para o cliente conseguir esse tipo de informação, ele precisa entrar em contato com o time de comercial, e assim, entender qual plano melhor atende suas necessidades.
Alguns exemplos de empresas Saas que estão no nosso dia a dia:
Depois de tudo isso, você já está entendendo muito sobre o Saas e em como ele pode ser útil e prático para você e seu negócio! Agora fica mais simples de entender quantos serviços, ferramentas e soluções do nosso dia a dia se enquadram como Saas, por isso trazemos mais alguns exemplos.
Netflix;
Amazon Prime;
Dropbox;
Slack;
Microsoft Office 365;
Adobe Creative Cloud;
Stripe;
Trello.
Esses são apenas alguns exemplos dentro das nossas rotinas, mas existem inúmeros outros se focarmos em cada nicho de trabalho. Algumas das maiores empresas Saas do mundo são das áreas de automação de marketing, redes sociais, gestão financeira, meios de pagamento e muito mais, como:
SalesForce;
LinkedIn;
Workday;
Netsuit;
ServiceNow.
Agora você já sabe um pouco mais sobre esse serviço, que passa muitas vezes despercebido por nós e que pode ser um grande aliado para sua empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte!
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