top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

Carteiras digitais: o que você precisa saber sobre a tendência

Atualizado: 15 de dez. de 2022


Cada vez mais populares, as e-wallet ou carteira digital já são bem conhecidas e utilizadas no mercado. Já são sinônimos de praticidade para alguns, mas para outros ainda deixa dúvidas no quesito segurança.


Quer saber como essas carteiras digitais funcionam, se são seguras, quais são as principais opções disponíveis no mercado, continue lendo esse artigo para saber mais sobre o assunto.


O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais, ou e-wallets, são uma tecnologia desenvolvida para realizar pagamentos de modo seguro, prático e tudo através do seu smartphone ou dispositivo eletrônico, como smartwatch. Tudo isso sem qualquer necessidade de ter o cartão de crédito ou débito em mãos.


Essa nova forma de pagamento chegou no Brasil ainda em 2018, mas com a pandemia se popularizaram entre o público. Práticas e 100% digitais, se tornaram algo essencial entre os smartphones, afinal, nada mais versátil que ter tudo que precisa a um toque na tela.

Para você entender melhor, as carteiras digitais podem utilizar duas tecnologias para realizar as transferências de crédito e/ou débito, sendo elas:

→ Via QR Code: o celular lê o QR Code do estabelecimento para concluir transação.

→ Via NFO: a transação é feita através da aproximação entre dois dispositivos.


Mas não para por aí


Sendo mais conhecidas por serem utilizadas nos smartphones, as carteiras digitais também podem ser usadas de outras formas e em outros aparelhos como, por exemplo:


  • Carteira digital móvel: é a que mais conhecemos e usamos. Elas são em forma de aplicativo e podem ser baixadas em quase todos os aparelhos celulares. Hoje às três mais populares são ApplePay, SamsungPay e GooglePay.

  • Carteira digital no desktop: esse tipo pode ser usado diretamente do seu computador, você baixa o aplicativo e pronto.

  • Carteira digital online: são como uma conta bancária, mas online e através delas é possível efetuar diversas operações financeiras.

Além de também existirem outros modelos como: carteira digital de hardware e carteira digital de papel, que não são tão conhecidos ou utilizados no nosso cotidiano.


A praticidade dentro do seu celular:


As carteiras digitais vieram para ficar e simplificar nossa rotina e o modo como lidamos e realizamos as transações diárias. Desde pagar aquele café após o almoço a até aquele presente especial. Enfim, você pode utilizá-la de todas as formas, assim como faria com o cartão físico em mãos.


Muito mais do que estar a apenas um clique, existem outras vantagens e praticidades ao adotar as e-wallets, abaixo citamos 5 vantagens de usá-las no seu dia!


  • Muito mais segurança, afinal seus dados são armazenados de forma criptografada.

  • Agilidade no pagamento das suas compras, basta aproximar seu smartphone e pronto.

  • Uma experiência de compra diferenciada.

  • Maior controle sobre seus gastos, todo pagamento realizado fica registrado.

  • Possibilidade de pagamento tanto por crédito quanto por débito


Mas é realmente seguro usá-las?


Por ser um novo modelo de pagamento é normal que muitas pessoas ainda fiquem com dúvidas quanto a utilização das carteiras digitais. Afinal, quase tudo que é novo e se populariza de modo rápido acaba gerando esse pensamento em algum momento, ainda mais por registrar dados importantes do seu cartão.

Dúvidas e receio com relação a dados pessoais e aos dados do cartão são frequentes entre aqueles que ainda se sentem resistentes em aderir ao formato digital de pagamentos, mas podemos dizer que utilizar uma carteira digital é tão seguro (ou até mais) que usar o cartão físico.


As carteiras digitais utilizam um sistema de proteção ao usuário que vem evoluindo cada vez mais, para que assim, você não tenha que se preocupar.

Esse sistema de proteção tem como base a criptografia dos dados, que também pode ser chamada de tokenização. Essa tecnologia de proteção elimina a possibilidade de ocorrências de fraudes. O token funciona dessa forma: é gerado um código de identificação digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger os dados.


Por isso que utilizar as carteiras digitais pode ser considerado um meio de pagamento mais seguro que estamos acostumados.


As carteiras disponíveis por aí...

Como já mencionamos, as carteiras digitais estão disponíveis desde 2018 no Brasil, e cada vez mais as empresas estão aderindo e disponibilizando as suas próprias carteiras digitais, cada uma com seus próprios benefícios. De tantas opções disponíveis no mercado, podemos citar que as mais populares hoje em dia são:


  • PayPal;

  • PicPay;

  • Apple Pay;

  • Samsung Pay,

  • Pagseguro;

  • Mercado Pago;

  • Google Pay.

E ainda temos o WhatsAppPay que ainda não é muito popular por aqui.

Vale lembrar que é importante pesquisar e ver qual carteira digital irá atender melhor suas necessidades, expectativas e até mesmo na questão da praticidade diária.


A tecnologia está aí, cada vez mais trazendo soluções e ferramentas que tornam nossas rotinas práticas e seguras.

bottom of page