top of page
  • Foto do escritorIsabella Schmitt

Boleto Bancário: porque o seu negócio ainda deve oferecer essa opção

Atualizado: 31 de ago. de 2022

A forma de pagamento mais queridinha do país continua se mantendo entre o meio mais popular no Brasil e ainda pode gerar muitas dúvidas para quem está começando ou já está à frente de um negócio.


Para se ter ideia, cerca de 75% dos consumidores brasileiros ainda optam por utilizar o boleto bancário, tanto por se sentirem mais seguros pagando por essa forma. Agora, para quem possui um negócio, oferecer o boleto é sinônimo de tarifas mais baixas, maior aceitação por parte dos consumidores, além de possuir uma fácil emissão.


Segundo dados da FEBRABAN, divulgados no site Valor Investimentos em 2019, cerca de 3,6 bilhões de boletos são emitidos anualmente no país.


Se até agora você apenas oferecia o boleto por ser algo apenas popular e que todo mundo faz, segue com a gente nessa leitura que vamos te ajudar a entender o que é o boleto e, porque ela ainda é tão importante por aqui.

 

O que é o boleto bancário e como ele funciona?


Começando pelo básico, o boleto bancário é um documento de cobrança que é gerado pelas empresas. Geralmente ele possui as seguintes informações:

  • Informações do produto ou do serviço comprado;

  • O prazo de pagamento daquele boleto (a data de vencimento);

  • Os dados da empresa;

  • E o valor daquele compra.

Para gerar esse boleto é importante que a empresa tenha uma conta-corrente em uma instituição financeira e também tenha uma carteira de cobranças. Só assim ela passa a ser apta para gerar boletos de cobrança.


Quanto tempo leva para se receber a confirmação de pagamento do boleto?


Em geral, leva até 72 horas (ou 3 dias) úteis para o pagamento do boleto ser compensado pela instituição financeira.


Existem algumas empresas que oferecem a possibilidade de receber a identificação do pagamento em até duas horas. Dessa forma você garante agilidade no envio e entrega do produto/serviço comprado. Vale ressaltar, que a identificação de pagamento em até 2 horas não significa que o valor vai entrar na sua conta nesse prazo, é apenas forma de você saber que o pagamento foi feito e assim agilizar na entrega ou envio.


Vale lembrar que:


O boleto pode ser pago de diferentes formas, como:

  • No banco;

  • Caixas eletrônicos;

  • No supermercado;

  • Nas lotéricas;

  • Em terminais de auto atendimento;

  • De forma online, através do internet banking;

  • Através de aplicativos.

Tipos de boletos bancário


Isso mesmo, nem todo boleto bancário é igual. Hoje existem dois tipos de boletos mais comuns: os boletos avulsos e os boleto carnê.


  • Boleto avulso

É aquele que foi emitido com apenas uma cobrança, o popular pagamento à vista. A vantagem desse formato é a facilidade da emissão, que pode ser feita até por meio do Internet Banking.


  • Boleto carnê ou boleto recorrente

Esse tipo de boleto é o ideal para as empresas que disponibilizam o pagamento parcelado ou até mesmo cobranças recorrentes de produtos/serviços.


Dentre as vantagens desse formato de boleto está a possibilidade dele ser emitido de uma só vez, além de poder, contar com o agendamento por sistema. O que se torna prático tanto para o cliente quanto para a empresa.


Neste caso, você ainda pode contar com a ajuda de um gerenciador de emissão de boletos, o que torna mais simples e ágil a emissão dos boletos.


Aqui também vale ressaltar que...

O boleto registrado é obrigatório!


Desde 2018, independente do boleto que é emitido, ele precisa ser registrado. Isso significa que ele precisa conter os dados tanto de quem irá pagar o boleto quanto de quem está emitindo aquela cobrança. Isso vale para todas as empresas e pessoas que emitem boletos, então isso inclui sua empresa!


Essa exigência da FEBRABAN pode até parecer um pouco mais burocrático, e mesmo tendo isso e a possibilidade de ter que pagar algumas taxas como desvantagens, ele contém inúmeras outras vantagens que se sobressaem para ambos os lados.

  • Diminui a inadimplência;Diminui casos de fraudes;

  • Otimiza as cobranças em protesto;

  • Evita a ocorrência de pagamentos duplicados;

  • Disponibiliza a opção de cancelar boletos não pagos;Aumenta a segurança;

  • Facilita o pagamento, pois os boletos podem ser pagos em qualquer banco, mesmo já vencido.

Vantagens do boleto bancário


  • É uma forma acessível para todos

O boleto possibilita igualdade de compra para todos os públicos. Tanto por não exigir que a pessoa possua uma conta em um banco ou tenha um cartão de crédito com limite disponível para aquela compra. O boleto se torna acessível e de agrado, afinal o perfil de compras no nosso país ainda é muito variado.


  • Taxas atraentes para o negócio

Se você está procurando por taxas mais em conta, o boleto é a melhor opção. Geralmente essa forma de pagamento possui um valor fixo para a emissão. O que possibilita que você ofereça até descontos para os pagamentos feitos via boleto.


  • Maior aceitação dos clientes

Como já citamos, os clientes ainda optam via boleto bancário por ser prático, passar uma segurança e por ser uma forma já tradicional do mercado.


A gente sabe que a maior desvantagem do pagamento via boleto é a demora da compensação de pagamentos. Mas pensando em todas as vantagens que ele oferece e por ser uma forma de pagamento que oferece mais segurança para o consumidor que nunca comprou em determinada loja online. Acaba se tornando uma desvantagem pequena diante de todos os prós envolvidos.


Simplifique a gestão dos meios de pagamento do seu negócio


Tenha acesso a tudo o que você precisa para gerenciar a economia do seu negócio.


Tenha mais segurança e praticidade para gerenciar e acompanhar de perto todas as transações do seu negócio. Na Safe2Pay, você ainda conta um time de atendimento e suporte que estão sempre a postos para te ajudar no que for necessário.


Afinal, é hora de simplificar o seu negócio e revolucionar a forma como você vende online!


Venha conversar com a gente, seja com nosso time de atendimento ou com a gente nas redes sociais: no instagram @safe2pay.br ou via LinkedIn ;)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page