• Isabella Schmitt

3 motivos para integrar a loja física à loja online quanto antes!

Em pleno 2021 e o seu negócio ainda não está no digital? Para tudo que chegou o momento do seu negócio se atualizar e a gente te ajuda com isso.


Prepara o bloco de notas, separa as ideias que vamos ter para contar o porque mais do que nunca estar presente e fazendo negócios no comércio digital é fundamental para expandir seus lucros e o alcance do seu negócio, seja ele com vendas de produtos ou de serviços!


Todos os setores saem ganhando se fizerem essa integração de forma planejada e pensada para o consumidor.

 

Por que fazer a integração da sua loja física para o meio digital?


Se você ficou por fora nos últimos meses, a gente te atualiza. Segundo a ABComm em matéria publicada na Época Negócios, as vendas em e-commerces brasileiros cresceram cerca de 68% só em 2020, outro dado que chama a atenção é que 51% dos entrevistados pretendem mesclar suas compras entre o comércio eletrônico e o comércio físico.


Para 2021, a expectativa é que o comércio eletrônico cresça 26%, o que representaria um faturamento de cerca de R$110 bilhões de reais, segundo a pesquisa Ebit | Nielsen, o que apenas reforça o quanto o setor vem se tornando importante e reforça a importância das lojas online, marketplaces, etc.


Agora que você já está por dentro do que está sendo esperado para o cenário digital, é hora de se aprofundar nas vantagens e em como o movimento de migração para esse modelo híbrido de negócio pode contribuir para suas vendas é hora de entender como fazer isso!


3 vantagens de fazer a integração do físico com o digital


E quanto o estabelecimento físico você consegue ter um contato maior com o seu público, no ambiente digital você consegue, além de, proporcionar que pesquisas de preços ocorram de forma rápida, possibilitando mais conforto e agilidade nos processos de compra que antes demandava a reserva de um horário apenas para isso.


Pensando pelo lado econômico e de escalabilidade do seu negócio, praticamente não existem desvantagens ao trazer a sua empresa para o meio digital, pelo contrário. As vantagens de poder contar com os dois modos de consumo apenas beneficia o seu negócio e o seu cliente, além de contribuir para o seu crescimento. Mas se ainda não ficou convencido, a gente separou X motivos para você entrar no mundo das vendas online quanto antes!


→ Aumente o seu alcance

O crescimento dos e-commerces já era algo bem visível nos últimos 4 anos no Brasil, mas em 2020 como já sabemos esse processo se intensificou, tornando o processo de migração para o digital foi fundamental para manter o fluxo de compra e venda.


O digital proporciona que você crie planos e estratégias para atingir um público ainda maior, do que apenas o local do qual a loja física tem acesso.


→ Melhora a qualidade do atendimento e a comunicação com os clientes

O ecossistema digital é um espaço que traz dinamismo para o setor de comunicação, tanto ao nível pessoal quanto para empresas. A diversificação da sua presença online proporciona que os clientes consigam solucionar dúvidas e problemas com uma maior facilidade.


Hoje, muito mais do que o Sac para atendimento ao cliente, esse contato também pode ser feito via redes sociais, email, WhatsApp e diversos outros canais que o seu negócio pode adotar. É muito importante estar sempre atento para dar esse retorno aos seus clientes.


→ Aumente sua credibilidade

Mesmo com todo esse processo de aumento das vendas online, que já citamos por aqui, muitos clientes ainda sentem receio ao comprar algo de forma online. Uma das medidas que proporciona a segurança, é justamente ver que o comércio contém um endereço de funcionamento presencial. Até mesmo para otimizar o processo de troca de produtos ou alguma mudança mais burocrática, alguns consumidores preferem a possibilidade de realizar isso de forma presencial.


A integração dos dois sistemas para que isso ocorra de forma fluida, trazendo o consumidor como prioridade para o processo é extremamente essencial.


Além desses 3 motivos principais, ainda podemos citar mais alguns, como:


→ Explorar novos mercados e públicos;

→ O consumidor é cada vez mais omnichannel! Se ainda não está por dentro sobre o que é isso, a gente explicou mais no post: você sabe o que é um consumidor omnichannel?

→ Estar presente pode ser mais barato do que se imagina!


Como integrar seu negócio ao meio digital?


Os dois principais pilares que você se atentar no processo de integração é pensar no consumidor Omnichannel e as estratégias para atraí-lo e contar com um bom ERP integrado à sua plataforma. Mas calma que a gente já fala mais sobre isso!


O consumidor omnichannel…

Esse tipo de consumidor, que cada vez se torna mais protagonista, é aquele que busca por uma experiência integrada em todos os sentidos. Ele busca percorrer os diferentes canais da empresa sem que isso interfira na forma como irá fazer a compra.


Isso tudo é essencial para que a experiência do consumidor seja a mais agradável, diferenciada e otimizada possível. Para entender mais, não esqueça de conferir o texto você sabe o que é um consumidor omnichannel?.


Integre de forma segura e descomplicada com um bom ERP

Vamos começar do início, ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que te ajuda na gestão do seu negócio, integrando todos os processos e dados do seu negócio em um único lugar. Trazendo maior praticidade e descomplicando os processos de gestão e controle.


Esse cuidado é importante para que não haja divergências de informações, por exemplo, no estoque da sua empresa.


Seja um grande negócio ou um pequeno, também é importante que todos que trabalham nele estejam preparados para esta mudança. Vale proporcionar cursos, treinamentos e proporcionar um ambiente próspero para feedbacks sobre o desempenho da equipe.


Descomplique a gestão financeira da sua empresa com a Safe2Pay!


Agora que você já está por dentro, e decidiu investir na integração do seu negócio é hora de pensar em uma parte tão importante quanto e que não precisa ser um monstro de 7 cabeças.


Somos uma intermediadora de pagamentos que veio justamente para descomplicar a gestão de pagamentos online do seu negócio. Chega de taxas de adesão, mensalidades ou valores absurdos pelos serviços.


Muito mais do que proporcionar soluções e produtos, queremos te ajudar a descomplicar a vida financeira do seu negócio e dos seus clientes, que passam a contar com segurança, diversidade nas formas de pagamento, transparência sobre as cobranças, além de um time de suporte e atendimento que está sempre a disposição para te ajudar no que for preciso.


Conheça mais sobre a Safe2Pay no nosso site, e venha bater um papo com nosso time atendimento.